GKO FRETE - Linha de Cálculo - Existe mais de um Elemento de Custo para o mesmo Grupo de Custo
Incidente:
No módulo de Linha de cálculo, ao calcular um frete, é apresentada a mensagem: Existe mais de um Elemento de Custo para o mesmo Grupo de Custo.
Causa:
Há elementos de custos cadastrados na tabela de preço com critérios, que atendem a mesma Nota Fiscal.
Solução:
A configuração 'STCRITICAMULTECPORGC' da aplicação defini se a aplicação deve permitir dois elementos de custos para o mesmo grupo de custo ou não:
Quando esta configuração esta parametrizada para não permitir dois elementos de custo para o mesmo grupo, esta crítica será apresentada no cálculo do frete. Para que a mensagem não seja gerada, realize os passos abaixo:
1. Acesse a tabela de preço desta transportadora no menu: Exibir / Apoio / Transportadora / Tabela de Preço, ou através do botão de atalho :
2. Clique na aba Valores da Tabela de Preço, e clique sobre a tarifa correspondente ao percurso do cálculo que esta sendo realizado na Nota Fiscal:
3. Verifique se os critérios dos elementos de custos locais e gerais da tabela não possuem o mesmo grupo de custo e incidências cadastradas. Por exemplo, nesta imagem abaixo temos dois elementos de custo locais para o mesmo grupo de custo Frete Peso:
4. Clique duas vezes em cima do elemento de custo, e acesse a aba Incidências. Por exemplo, nesta imagem abaixo temos uma incidência, informando que o elemento de custo só será aplicado se o Equipamento for igual a Carreta:
Se no outro elemento de custo utilizado para o mesmo grupo tiver uma incidência diferente, a aplicação não vai gerar erro. Isso porque esse elemento só será calculado se a Nota atender as incidências cadastradas. Porem se a incidência for a mesma, a aplicação considera o cálculo dos dois elementos para o mesmo Item da Nota fiscal, gerando a crítica de duplicidade de elemento de custo na Tarifa.