ERP – Operações e Cálculos Fiscais – Qual a finalidade do campo Qtd. mês Presc. Cre. disponível na tela Método Utilização Retenções/Créditos
Dúvida
Qual a finalidade do campo Qtd. mês Presc. Cre. disponível na tela Método Utilização Retenções/Créditos no módulo Gestão de Tributos?
Solução
O campo Qtd. mês Presc. Cre. define o prazo de quantos meses o crédito pode ser utilizado.
Para ativar a rotina, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F661UCR - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Método Utilização Retenções/Créditos, informe o imposto desejado e o período do crédito;
1.1. Na aba Créditos escolha o Tipo crédito de defina a quantidades de meses que o crédito pode ser utilizado:
2. Acesse a tela F661PAI - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Apuração, e execute as apurações;
2.1. Neste exemplo a apuração de 01/2023 gerou um crédito de R$ 165,00, válidos por dois meses, ou seja , o crédito pode ser utilizado no meses de 02 e 03 de 2023;
3. Acesse a tela F661CRE - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Controle Créditos PIS/COFINS, e confira como foi utilizado o crédito;
3.1. Neste exemplo, foi efetuado a apuração até 04/2023, porém o crédito ficou disponível até 03/2023 conforme definido no passo 1: