ERP – eDocs NFS-e NotaControl – Ocorreu uma falha ao processar o documento. Verifique os dados informados na nota
Incidente
Ao emitir uma NFS-e para uma Prefeitura atendida pelo fornecedor NotaControl que utiliza o layout 2.04, a nota está sendo rejeitada pelo seguinte motivo::
- Ocorreu uma falha ao processar o documento. Verifique os dados informados na nota. (EnviarLoteRps deve obedecer a um schema válido.); ou
- Ocorreu uma falha ao processar o documento. Verifique os dados informados na nota. (Error).
Observação
Poderá haver variação da mensagem de erro, pois é uma mensagem genérica retornada pelo Fornecedor da prefeitura.
Causa
Essa situação ocorre quando uma informação é enviada na formatação diferente do exigido pelo manual de integração do fornecedor da Prefeitura.
Exemplo:
A tag <ItemListaServico> no XML gerado pelo ERP está sendo enviado sem o ponto:
<ItemListaServico>1234</ItemListaServico>
Mas a Prefeitura exige que seja enviado na formatação com o ponto e com tamanho exato de 5 caracteres, ou seja:
<ItemListaServico>12.34</ItemListaServico>
Ao enviar sem o ponto a informação, a Prefeitura rejeita por falha na validação do schema do XML.
A situação pode ocorrer também no caso de item da lista de serviço que tenha por padrão 4 dígitos. Exemplo: 7.10.
Neste caso, para a Prefeitura o valor deve ser enviado complementando zeros à esquerda. Exemplo:
<ItemListaServico>07.10</ItemListaServico>
Solução
Para resolver essa situação, realize os passos abaixo:
1. Ative o log XML para verificar as informações que estão sendo enviadas a Prefeitura. Para detalhes do processo, consulte o artigo: ERP – eDocs Log XML – Como coletar os XMLs trafegados entre eDocs e SEFAZ/Prefeituras (Logs XML);
1.1. Valide as informações, se as mesmas estão de acordo com a formatação exigida pela Prefeitura;
Importante
O manual de integração webservice 2.04 poderá ser verificado acessando o portal da NFS-e de sua Prefeitura. Em caso de apoio, entre em contato com a Prefeitura.
2. No exemplo citado acima, a rejeição estava ocorrendo pelo envido da tag <ItemListaServico> fora do padrão esperado pela Prefeitura (5 caracteres). Não necessariamente a rejeição é por conta desta tag apenas. Você deve avaliar todas as informações dos campos do XML e fazer os ajustes, ou acionar o Suporte da Prefeitura para apoio, uma vez que a mensagem do sistema da Prefeitura não indica a tag exata que apresenta problemas.
No entanto, em se tratando da tag <ItemListaServico>, abaixo seguem orientações específicas sobre a tratativa relacionada a esta tag:
2.1. Valid a parametrização desta informação no Gestão Empresarial | ERP, verifique os passos a seguir;
2.1.1. Acesse o cadastro do serviço pela tela F080SER - Cadastros / Produtos e Serviços / Serviços / Individual e verifique o campo 'Tipo Serviço', qual a informação cadastrada;
2.1.2. Após localizar qual o tipo de serviço vinculado, acesse o cadastro do mesmo pela tela F080TSI - Cadastros / Produtos e Serviços / Serviços / Tipos de Serviço e ajuste o cadastro conforme exigido pela Prefeitura;
Atenção
Deverão ser efetuados os cadastros corretamente no Gestão Empresarial | ERP conforme lista de serviços disponibilizada pela Prefeitura. Em caso de dúvidas, solicite a lista atualizada na Prefeitura do seu Município;
Caso você não possa fazer alterações nos cadastros das telas F080SER e F080TSI para manter compatibilidade com outras rotinas (exemplo: outra Prefeitura que exige outra formatação ou entrega de Sped Fiscal), então você poderá utilizar o identificador de regras GER-000ABRASF1 e fazer a tratativa para envio do formato adequado da tag ItemListaServico através da variável VSIntSerImp;
2.1.3. Após revisar as parametrizações, acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e gere a nota novamente;
Observação
- As especificidades de geração de tags no Gestão Empresarial | ERP em padrão da Prefeitura podem ser tratadas com uso do identificador de regras GER-000ABRASF1. Para mais informações, consulte o artigo ERP - eDocs NFS-e Emissão - Como fazer uso de identificadores de regras do Gestão Empresarial | ERP para tratar o envio de informações no leiaute da NFS-e;
- Se os cadastros estão todos corretos no Gestão Empresarial | ERP, colete o XML gerado pelo eDocs e envie para análise da Prefeitura. para que a ela indique qual a tag não está sendo gerada com a informação esperada pelo webservice.