ERP – eDocs NF-e – Crítica 467 - Rejeição: Dados da NF-e divergentes do EPEC [tag: vST]
Incidente
Ao sair da contingência EPEC no eDocs, na tela NF-e / Emissões, aba Emissões a NF-e está com status de Rejeitada e ao clicar no botão Eventos consta a seguinte informação retornada pela SEFAZ: Crítica 467 - Rejeição: Dados da NF-e divergentes do EPEC [tag: vST].
Causa
Uma NF-e emitida em Contingência EPEC precisa ser transmitida a SEFAZ Estadual imediatamente após cessar os problemas técnicos no Ambiente Autorizador da SEFAZ Estadual contendo os mesmos dados que foram transmitidos no evento EPEC:
- Data e hora de Emissão (Time Zone/Fuso Horário também deve ser verificado)
- IE do Emitente
- Tipo de Nota Fiscal (entrada / saída)
- UF do destinatário
- Identificação do destinatário (CNPJ/CPF/idEstrangeiro)
- IE do Destinatário
- Dados de valor (Total, ICMS e ICMS-ST)
Solução
Quando ocorre a rejeição 467, é necessário conferir os campos citados acima. Opcionalmente, a SEFAZ Autorizadora poderá informar na mensagem de erro o nome da tag da NF-e com valor divergente no EPEC.
Neste caso em questão a SEFAZ está rejeitando a informação do campo vST.
Para verificar a informação que consta no evento EPEC autorizado pela SEFAZ, siga as orientações abaixo:
1. No eDocs, acesse a tela NF-e / Emissões e localize a nota;
1.1. Selecione a nota e clique no botão 'Copiar Chave';
1.2. Acesse o portal da SEFAZ Nacional (clique aqui para acessar o mesmo) e consulte a chave de acesso emitida em contingência EPEC:
2. Para verificar a informação que está sendo gerado no XML ao realizar a conciliação do Evento EPEC, acesse no eDocs a tela Configurações / Logs, aba XML e localize a requisição de envio desta NF-e para a SEFAZ;
2.1. Localize a tag vST:
Conforme pode ser visto no exemplo acima, os dados do imposto foi alterado no Gestão Empresarial | ERP. Ao ser faturamento novamente, como estava divergente dos dados que foram registrados na SEFAZ, o documento foi rejeitado.
3. Acesse o Gestão Empresarial | ERP e ajuste as informações necessários do cálculo do imposto, para que as informações fiquem conforme o valor que foi registrado na SEFAZ;
4. Acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e emita a nota novamente;
Importante
- As informações passadas acima estão relacionadas a validação da tag vST, contudo a mesma crítica poderá ser retornada porém para tags diferentes. O conceito da rejeição a ser aplicado é mesmo, devendo o usuário ajustar a informação/tag que for retornada pela SEFAZ.