ERP – EFD-Reinf – Como gerar o R-4010 a partir de título gerado manualmente no contas a pagar
Dúvida
Como gerar o R-4010 a partir de título gerado manualmente no contas a pagar, no módulo da Gestão de Tributos?
Solução
Para gerar o registro R-4010 do Reinf a partir de título gerado manualmente no contas a pagar, realize os passos a seguir:
1. Faça a configuração indicada no artigo ERP - Entrada de títulos - Como gerar a retenção do IRRF sobre pessoa física de títulos gerados via Nota Fiscal ou manualmente;
2. Informe as seguintes configurações, na tela F095CAD - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Fornecedores / Cadastro:
Gera dados DIRF igual a 'S';
Retenção IRRF igual a 'S';
Forma de Tributação Sobre Rendimentos igual a '11' - Retenção IRRF - alíquota da tabela progressiva;
3. Digite o título manualmente na tela F501TCP - Finanças / Gestão de Contas a Pagar / Contas a Pagar / Entrada e Manutenção / Títulos/Manutenção, no valor bruto:
4. Informe a Natureza Rendimentos, na guia Pagar 2 da tela F001TPA - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Contas a Pagar;
5. Faça a baixa do título com a transação configurada para gerar a retenção do IRRF;
6. Veja que o IRRF foi gerado, descontando o valor a pagar do cliente:
7. Confira se o título de retenção do IRRF foi gerado na tela F502CTI - Finanças / Gestão de Contas a Pagar / Contas a Pagar / Consultas / Títulos Impostos:
8. Faça a integração do registro R-4010 através da tela F690ILA - Controladoria / Gestão de Tributos / EFD - Reinf / Integração:
9. Verifique se o título foi gerado no registro R-4010:
Observação:
Caso o fornecedor tenha o benefício do desconto simplificado do imposto de renda conforme MP 1171, verifique o artigo: ERP - Imposto de Renda - Como cadastrar o desconto simplificado do imposto de renda conforme MP 1171.