ERP – Créditos de PIS/COFINS – Como priorizar a utilização de créditos antigos na apuração de PIS e COFINS
Dúvida
Como priorizar a utilização de créditos antigos na apuração de PIS e COFINS no módulo Gestão de Tributos?
Solução
Para ativar a rotina e inserir os créditos que não estão no Gestão Empresarial | ERP, realize os passos a seguir:
1. O valor do crédito deve ser adicionado usando a tela F661CRE - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Controle Créditos PIS/COFINS, no botão Adicionar Crédito conforme o exemplo abaixo:
Observação:
Se a última apuração foi em 02/2023, o crédito deve ser adicionado em 03/2023.
2. Para definir que será utilizado o crédito mais antigo, informe na tela F070FEF - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Tributos o campo Utiliza Crédito Período como 'N':
3. (Opcional) Para definir a ordem que eles serão utilizados por tipo de crédito, utilize a tela F661UCR - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Método Utilização Retenções/Créditos;
3.1. Use o botão destacado abaixo para criar a sequência desejada: