ERP - Proprietária - Como ocorre o consumo de licenças para utilização de artefatos personalizados (relatórios, telas SGI, WebServices)
Dúvida
Como ocorre o consumo de licenças para utilização de artefatos personalizados (relatórios, telas SGI, WebServices)?
Solução
Com relação ao consumo de licenças, não há consumo de uma Licença de Processo/Área ao utilizar artefatos personalizados (exemplo: abrir uma tela SGI, executar uma regra [sem passar por nenhuma tela padrão do sistema], executar um relatório personalizado [sem passar por nenhuma tela padrão do sistema]).
O consumo de uma licença dessas ocorrerá somente se for acessada uma tela vinculada a uma Licença.
Você pode encontrar mais informações sobre as telas que consomem licenças no artigo ERP - Proprietária - Como verificar a qual licença/processo uma tela do sistema está vinculada.
Importante
Apesar de não haver o consumo de uma licença para utilização de artefatos personalizados, a execução de alguns artefatos como relatórios exige que haja pelo menos uma licença liberada na proprietária. Do contrário, você identificará a exibição da mensagem reportada no artigo ERP - Proprietária - A proprietária não contempla o processo "XX", não possibilitando a abertura e execução de relatórios deste processo. Modelo solicitado para execução: XX.
Observação
Para maiores informações sobre proprietárias e licenças dos sistemas da Senior, consulte o artigo TECNOLOGIA - Proprietárias e Licenças - Onde é possível encontrar informações diversas sobre Proprietárias e Licenças dos sistemas da Senior (índice).