ERP – Operações Cálculos Fiscais – Como utilizar o imposto 97-Livre para apurar o Fundo Social
Dúvida
Como utilizar o imposto 97-Livre para apurar o Fundo Social no módulo Gestão de Tributos?
Solução
Não existe um imposto específico para calcular essa contribuição, segue abaixo sugestão de parametrização.
Para ativar a rotina, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F051IMP - Cadastros / Controladoria / Tributos / Cadastro, e cadastre o imposto tipo 97-Livre:
2. Acesse a tela F049SQL - Recursos / Formas de Busca de Dados, e cadastre uma forma de busca definido uma lógica para montar a base de cálculo do imposto:
3. Acesse a tela F055PPF - Cadastros / Controladoria / Tributos / Base imposto Liga Filial, informe no campo Composição igual a 'B' e na guia Formação Imposto adicione a forma de busca criada no passo 2:
4. Acesse a tela F049TTR - Cadastros / Controladoria / Tributos / Tabelas de tributação / Cadastros, e cadastre o percentual do imposto:
5. Na tela F660NFC - Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Nota Fiscal de Entrada, populamos o campos que foi definido na busca de dados:
5. Acesse a tela F661PAI - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Apuração, e apure o imposto:
Observação:
O exemplo deste artigo atende ao cenário do Fundo Social a partir de compra do simples nacional.
Existem diversos fundos diferentes, e a lógica da busca de dados precisa ser adaptada a necessidade.