ERP – SPED Contribuições – Como gerar o registro 0500 no SPED Contribuições
Dúvida
Como gerar o registro 0500 no SPED Contribuições no módulo Gestão de Tributos?
Solução
Atualmente existem 2 maneiras de carregar a conta contábil para o módulo de tributos:
1. Quando existe a conta contábil informada nos itens da nota fiscal do módulo de origem; ou
2. Utilizar a tela F070EPF - Cadastros / Empresas / Fiscais para definir de qual local do sistema a conta deve ser buscada no momento da integração;
2.1 Este recurso é utilizando por exemplo, quando a conta contábil está nos rateios da nota fiscal no módulo de origem, pois por padrão a tela de integração não lê a tabela de rateio.
Para gerar o registro 0500 no SPED Contribuições utilizando a segunda opção, realize os passos a seguir:
1. Na tela F070EPF - Cadastros / Empresas / Fiscais, guia Contábil, defina de onde irá buscar a conta contábil e utilize o botão Configurar para definir a ordem de prioridade:
Para ter acesso a um exemplo prático dessa configuração, verifique o artigo: ERP – SPED Contribuições – Como configurar o registro 0500 para buscar a conta contábil de acordo com o Tipo de Mercado interno e externo.
3. Para que as notas já integradas antes da parametrização acima busquem a conta contábil, acesse a tela F660GDG - Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Geração de detalhes, selecione a Empresa, Filial e Período, e na guia Notas marque Atualizar NF Entrada e Atualizar NF Saída e Inicializar conta contábil nos documentos fiscais em tributos conforme conta contábil do produto/serviço que permite inicializar o campo Conta Contábil nos itens de notas fiscais de entrada/saída, item de cupom fiscal e outros documentos conforme parâmetro definido no cadastro da empresa:
Importante:
Deve ser informado o registro 0500 apenas para as contas que venham a ser informadas em registro dos blocos A, C, D e F.