ERP – SPED Fiscal – O somatório dos campos 'Valor da obrigação a recolher' dos registros E116, não é igual à soma dos campos 'Valor total de ICMS a recolher' e 'Valores recolhidos ou a recolher,extrapuração' do registro E110
Incidente
No módulo Gestão de Tributos, após gerar o arquivo do SPED Fiscal, ao tentar fazer a validação, é apresentada a mensagem: O somatório dos campos 'Valor da obrigação a recolher' dos registros E116, não é igual à soma dos campos 'Valor total de ICMS a recolher' e 'Valores recolhidos ou a recolher,extrapuração' do registro E110.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois não foram gerados os registros E111 e E116, devido não ter sido informado os dispositivos fiscais nos ajustes de Outros Débitos e Outros Créditos, e em Parâmetros o dispositivo fiscal do Saldo Devedor.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada ao efetuar a validação do SPED Fiscal, realize os passos a seguir:
1. Na apuração do ICMS realizada através da tela F661PAI - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Apuração, através do botão Parâmetros, informe o dispositivo fiscal referente ao Saldo Devedor:
1.1. E também informe os dispositivos fiscais relacionados a Outros Créditos e Outros Débitos:
2. Gere um novo arquivo do SPED na tela F669EFD - Controladoria / Gestão de Tributos / Arquivos Fiscais / Federais / SPED Fiscal, marcando os registros E111 e E116, e os mesmos serão gerados da seguinte forma: