ERP MEGA - Office Banking - Como cadastrar um Contrato de Cobrança Bancária
Dúvida
Como cadastrar um Contrato de Cobrança Bancária, no módulo Financeiro?
Solução
Para cadastrar um Contrato de Cobrança, realize os passos a seguir:
1. No módulo Empresarial / Financeiro / Office Banking, acesse o Office Banking;
2. Clique em Avançar:
3. Selecione a Conta Financeira desejada, e clique em Avançar:
4. No campo Operação, marque a opção 'Envio de Arquivo';
5. No campo Modalidade de Office Banking, marque a opção 'Cobrança Bancária' e clique em Avançar:
6. Clique em Inserir:
7. Preencha todos os campos abaixo, conforme exemplo:
Código: Informe o código para o contrato. Normalmente é utilizado 'COB – nome do banco', por exemplo, 'COB - ITAU', para melhor identificação do cliente.
Descrição: Informe a descrição do contrato bancário. Normalmente é utilizado o nome do Banco com o número da conta para facilitar a visualização e organização, por exemplo: Cobrança Bancária ITAU C/C 0000-1 Organização XX.
Início e Validade: Informe o prazo de vigência do contrato bancário.
Remessa Atual: Informe o número da primeira remessa. Este campo será atualizado automaticamente. É aconselhável que após todos os testes de validação dos formatos, seja alterado esse campo colocando 2 números a mais da contagem atual, afim de não ocorrer de enviar uma remessa com o mesmo código após entrar em produção.
Configuração Baixa de Cobrança: Informe o Código de Ação para baixas no contas a receber e o tipo de documento.
Configuração da Remessa: Informe o prazo de vencimento mínimo. Leve em conta o prazo de dias antes do vencimento do contas a receber para que o documento possa ser enviado ao banco. Esse prazo é definido pelo convênio bancário e deve ser respeitado para evitar rejeições dos títulos que forem enviados ao banco.
Motivo/Erro mais significativo no retorno: Preencha o campo com o motivo em questão, lembrando que cada título no momento do retorno terá seu próprio motivo de erro, retornado pelo banco.
Gera Remessa Automaticamente: Se marcada essa opção, sempre que for gravado o documento no contas a receber que possui uma forma de pagamento com forma de cobrança bancária, o sistema irá inserir esse documento automaticamente com um lote e uma remessa de cobrança, de acordo com o contrato especificado na forma de cobrança. Se essa opção não estiver marcada, o documento só poderá ser inserido em um lote de forma manual através do wizard do Office Banking.
8. Na aba Carteira, preencha os campos abaixo:
Código da carteira: Informe o código da carteira fornecido pelo banco, para ser vinculado ao formato no momento do envio do arquivo de remessa.
Tipo da carteira: Informe o tipo da carteira, conforme fornecido pelo banco. Normalmente os tipos são: Carteira Simples, Descontada, Caucionada ou Registrada.
Espécie Padrão: Informe o tipo de documento que será utilizado pelo banco para o processamento do título.
Identificação empresa, Código reduzido empresa e Número Inscrição: Campos utilizados no momento de criar os formatos e desenvolver os layouts de cada banco.
Identificação aceite: Escolha a opção conforme orientação do banco se haverá aceite ou não dos títulos. Na maior parte dos contratos será não aceite.
Emissão pela empresa: Com esta opção marcada, indica que os boletos de cobrança serão gerados pela própria empresa. Quando desmarcado indica que a impressão dos boletos será executada pelo banco.
Instruções Bloqueto: Quando marcado, mostra uma aba superior de mensagens que será utilizado para vincular alguns campos no bloqueto;
Gera "Nosso Número": Quando esta opção estiver marcada, especifica que o sistema irá gerar o nosso número, código de barras ou linha digitável na remessa para os títulos e não o banco. Se o banco gera o Nosso Número, esta opção deve estar desmarcada.
Moeda variável: O status desse campo ficará disponível para ser utilizado no gerador de formatos.
9. Na aba Formato, selecione o formato de cobrança bancária:
10. Na aba Mensagens, caso deseje, informe as mensagens fixas que deverão constar nos boletos:
11. Na aba Numeração, consta a informação de número inicial, número final e número atual:
12. Na aba Contas Financeiras, vincule a conta financeira que será utilizada neste contrato de cobrança e preencha o campo Organização:
Atenção! Se o campo Organização for deixado em branco, o contrato bancário não ficará disponível no módulo Carteira de Recebíveis.
13. Na aba Pasta Padrão, se desejado, informe os diretórios pros arquivos de remessa e retorno serem salvos automaticamente:
Observação: Se definido caminho para a pasta de envio e retorno, somente poderá processar arquivos que tiverem dentro dessa pasta por default.
Caso opte por deixar em branco, no momento de processar os arquivos de remessa e retorno, poderá escolher qualquer pasta onde estes arquivos estiverem ou serão salvos.
14. Clique em Confirmar para salvar as alterações;
15. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Financeiro / Parâmetros;
16. Selecione a filial e clique em Editar:
17. Na aba Forma de Cobrança, clique em Inserir, preencha os dados e vincule o contrato bancário cadastrado:
18. Clique em Confirmar para salvar as alterações.