TMS – Apuração PIS/COFINS – Valor total dos documentos de débitos diferente dos valores da receita bruta de débito da apuração
Dúvida
Porque o valor total dos documentos dos débitos está diferente do valor da receita bruta de débito da apuração PIS/COFINS?
Solução
Para que o sistema lance os valores corretos da receita bruta de débito da apuração PIS/COFINS, realize os passos a seguir:
1. Acesse a rotina CTB / Movimentações / Escrituração Fiscal / Apuração PIS/COFINS:
2. Na apuração do PIS/COFINS, clique na guia Débitos e verifique o campo Total Geral Valor Documento:
3. Na mesma apuração, no item Apuração, abas COFINS ou PIS/PASEP, item Débitos, confira se o valor no campo Receita Bruta é o mesmo:
4. Existindo diferença no item Débitos da aba NF de Serviços, confira as notas, se constam a informação sobre o item, não havendo informação será preciso ajustar:
5. Acesse a rotina CTB / Movimentações / Escrituração Fiscal / Notas Fiscais de Serviço:
6. Acesse a aba Filtros e localize pelo mesmo número da Nota Fiscal da apuração e pelo período:
7. Acesse Itens de Serviço da nota selecionada:
8. No Itens de Serviço, clique na lupa o Tipo Serviço:
9. Clique na lupa, ira abrir a tela de Cadastro de Tipos de Serviço;
9.1. Filtre pelo Código Inicial e Final, o mesmo informado na nota de serviço e selecione o mesmo:
10. Na aba Dados, verifique se existe informação no campo Item, caso não exista preencha este campo;
10.1. Clique em Salvar.
Observação: Após realizar este cadastro, gere novamente a apuração do PIS/COFINS.