TMS – Solicitação à Cobrança – Como configurar a rotina de Solicitação à Cobrança
Dúvida
Como configurar a rotina de Solicitação à Cobrança, no módulo Financeiro?
Solução
A usabilidade da rotina depende de várias parametrizações, conforme os passos abaixo:
1. Acesse CFG / Cadastros / Usuários / Perfil de Usuário:
2. Na aba Filtros localize o perfil vinculado a este usuário:
3. No Grupo de Configurações selecione a opção 'Solicitação à Cobrança';
3.1. Acesse a aba Solicitações;
3.2. Verifique se as opções de Visualizar, Autorizar e Negar estão marcadas;
3.3. Caso não esteja, marque e clique no botão verde para Salvar Registro:
Observação
Nesta tela, o administrador do sistema irá configurar se o usuário vinculado ao perfil poderá: Visualizar as Solicitações de todos os usuários, Autorizar as Solicitações à Cobrança, Negar as solicitações à Cobrança, e quais as empresas que ele está autorizado a fazer as solicitações.
4. Acesse CFG / Utilitários / Configurações / Configurações Gerais:
5. Acesse a aba Envio de E-mails;
5.1. Preencha as informações de configuração para o servidor smtp:
Observação
O sistema irá utilizar esta opção, para enviar os e-mails ao solicitante, quando uma Solicitação de Cobrança for aprovada/reprovada. O envio de E-mail pode também ser configurado no módulo CCE, através do menu Utilitários / Configurações / Guia Envio de E-mail. O sistema irá verificar primeiramente se existe a configuração na tela menciona acima, caso não exista, irá buscar as informações para o envio do e-mail, informada no módulo CCE.
6. Acesse o módulo FIN / Funcionários / Funcionários:
7. Confira se o funcionário possui o e-mail cadastrado:
Observação
Deve ser cadastrado o e-mail do funcionário que irá fazer a Solicitação de Cobrança. Este email será utilizado pelo sistema, para dar um retorno a ele, quando sua solicitação for Aprovada/Reprovada.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.