TMS – Cadastro de Produtos – is not a valid integer value
Incidente
No módulo Suprimentos, ao tentar acessar a aba de Consulta por Grupo, é apresentada a mensagem: is not a valid integer value:
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois existem cadastros que estão preenchidos incorretamente, ou que estão com o campo NrItem em branco.
Solução
Para sanar a mensagem ao clicar na aba, realize os passos a seguir:
1. Acesse UTL / SQL:
2. Acesse o banco de dados com usuário e senha;
2.1. Realize o select utilizando o comando abaixo fornecido:
SELECT * FROM GFVITENS
WHERE ISNULL (NRITEM,'') = ''
2.2. Verifique se possui algum item menor do que a mascará parametrizada utilize o comando, lembre-se de incluir a quantidade de acordo com a mascará parametrizada para sua base, no exemplo deixei 15:
SELECT CDITEM, NRITEM, LEN(RTRIM(NRITEM)), LEN(NRITEM) FROM GFVITENS
WHERE LEN(RTRIM(LTRIM(NRITEM))) < 15
2.3. Analise se possui itens que estão com espaços na coluna NrItem:
Select cdItem,nritem from gfvitens where nritem Like '%. .%' order by nritem
Observação: Para cliente que utilizam base ORACLE, segue comando abaixo:
SELECT CDITEM, NRITEM, LENGTH(RTRIM(NRITEM)), LENGTH(NRITEM) FROM GFVITENS
WHERE (RTRIM(LTRIM(NRITEM)) IS NULL) OR (RTRIM(LTRIM(NRITEM)) = '')
Para verificar se existe espaço no final do código da coluna NrItem:
SELECT CDITEM, NRITEM, LENGTH(RTRIM(NRITEM)), LENGTH(NRITEM) FROM GFVITENS
WHERE LENGTH((RTRIM(LTRIM(NRITEM))) < 15
3. Aparecerá somente os produtos a qual estão com o cadastro incorreto, filtre código por código na rotina de Cadastro de Produtos:
4. Acesse SUP / Cadastros / Almoxarifado / Produtos:
5. Na aba Filtros localize um dos códigos a qual apareceu no SQL acima;
5.1. Ao abrir o registro selecionado dentro do campo Número Interno do Item preencha o campo que está vazio ou com a numeração incompleta;
5.2. Clique em Salvar Registro localizado no botão verde.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.