ERP - Controle de Estoque/Valorização Estoque - Como são valorizados os movimentos de estoque gerados via Notas Fiscais Entrada de Retorno (tipos 4 e 5)
Dúvida
Como são valorizados os movimentos de estoque gerados via Notas Fiscais Entrada de Retorno (tipos 4-Retorno (Industrialização) e 5-Retorno (Outros)) no processo de Controle de Estoque?
Solução
A operação de retorno é registrada a partir de uma nota fiscal de entrada dos tipos 4-Retorno (Industrialização) e 5-Retorno (Outros).
O valor dos movimentos de estoque realizados a partir das notas de retorno devem ser iguais aos movimentos da nota de remessa.
Para garantir que o valor dos movimentos da nota de devolução seja igual ao valor do movimento da nota de saída, verifique os passos a seguir:
1. Revise a parametrização da transação de entrada de estoque vinculada ao processo de retorno (entrada);
2.1. Acesse a tela F001TES - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Estoques;
2.2. Na aba Estoque 1, defina o valor 'M-Pelo Movimento' para o parâmetro 'Forma Valorização Movimento';
2. Revise a parametrização da transação do item da Nota Fiscal de entrada utilizada para gerar o processo de devolução:
2.1. Acesse a tela F001TCP - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Compras / Ordem Compra / NF Entrada / Fatura;
2.2. Na aba Dados Gerais 2, defina o valor '2-Valor do movimento de origem' no campo 'Origem do valor do movimento do estoque':
3.1. Acesse a tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras;
3.2. Cadastre o identificador de regras EST-215VALRE01 e deixei-o ativado. Clique aqui para acessar a documentação desse identificador de regras.
Importante:
- Essa configuração garante que qualquer alteração no valor do movimento de saída após o registro da transferência reflita nos movimentos de entrada ao atualizar o estoque;
- Atualizações de estoque que por ventura precisem ser realizadas durante a reparametrização do sistema são efetuadas através da tela F215FES_SECE - Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoque / Fechamento dos Estoques. Clique aqui para acessar a documentação desta tela;
- A alteração no valor do movimento de saída após o seu registro pode ocorrer por conta de variações no preço médio.
Para mais informações sobre o Processo de Controle de Estoque do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - Controle de Estoque - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Controle de Estoques;.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.