ERP Senior X – Notas Fiscais de Saída – 10027 - Documento foi rejeitado. E0617 - Não é permitido informar alíquota quando o prestador de serviço não é optante do simples nacional (opSimpNac = 1) na data de competência informada na DPS, com o município de
Incidente
No módulo Gestão de Faturamento do ERP Senior X, ao realizar a emissão de uma NFS-e, é retornada a mensagem: 10027 - Documento foi rejeitado. E0617 - Não é permitido informar alíquota quando o prestador de serviço não é optante do simples nacional (opSimpNac = 1) na data de competência informada na DPS, com o município de incidência do ISSQN com situação "ATIVO" no Sistema Nacional NFS-e.
Causa
Esta mensagem é retornada, pois foi informado a tag <pAliq> no XML de envio, porém pelas regras de validação, este campo não deveria ser informado.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada ao efetuar a emissão da nota, realize os passos a seguir:
1. Reabilite a nota rejeitada;
2. Edite o item da nota, acesse a aba de Tributos e verifique na parte do ISS;
2.1. No campo Escriturar alíquota do ISS, altere para 'Não':

3. Salve o item na nota;
4. Siga com a emissão da nota.
Desta forma, o sistema não vai enviar a informação do ISS, mas vai enviar os outros impostos federais.
Importante
Este campo Escriturar alíquota do ISS é um campo novo e que no momento só está disponível dentro do item da nota, ou seja, é necessário ajustar esse campo sempre que gerar uma nova nota.
Porém está sendo desenvolvido para ter o mesmo parâmetro no perfil tributário, e assim não ser mais necessário informar manualmente.