ERP – Recebimento Eletrônico – Como efetuar a leitura das tags <refNFe> das NF-e de entrada recebidas pela tela F000INE, mesmo que o sistema não faça a leitura da tag de todas as NF-e atualmente
Dúvida
Como efetuar a leitura das tags <refNFe> das NF-e de entrada recebidas pela tela F000INE, mesmo que o sistema não faça a leitura da tag de todas as NF-e atualmente?
Como efetuar a leitura das tags <refNFe> das NF-e de entrada recebidas pela tela F000INE, mesmo que o sistema não faça a leitura da tag de todas as NF-e atualmente?
Solução
Importante: As informações presentes nesta solução podem ser usadas como base para desenvolvimento de uma customização com as funcionalidades/ferramentas disponibilizadas atualmente nos sistemas ERP/eDocs para atender a necessidade de leitura das tags <refNFe> e demonstrar que é possível fazer esse processo de forma customizada. Como não é escopo do Suporte da Senior apoiar no desenvolvimento/manutenção de customizações, caso haja dúvidas ou necessidade de apoio para construção dessa customização, as solicitações poderão ser direcionadas para nossa área de Vendas para alocação de Consultoria para apoio no desenvolvimento do processo.
Para realizar a leitura das tags <refNFe>, segue abaixo algumas orientações para a customização:
- Criação de um WebService de Terceiros no ERP vinculado ao WebService de Download do eDocs (o arquivo .SSF está anexado à esta solução - depois de importado o WebService, é necessário revisá-lo para que fique adequado ao ambiente onde foi importado e adequado ás funcionalidades atuais do eDocs);
- Chamada do WebService do eDocs através de uma rotina customizada do ERP que faça o Download do XML do eDocs, decodifique-o (porque ele vem em Base64) e faça leitura das tags <refNFe> do XML.
Anexo está disponível o exemplo de uma regra de exemplo que foi construída pelo Suporte para demonstrar que é possível fazer esse processo, com as funções disponíveis no ERP atualmente.
- Para controlar a consulta das NF-e referenciadas, poderia ser construída a seguinte lógica:
- Utilizar um dos campos genéricos da tabela E000NFC (esses campos iniciam-se com literal 'Gen') para controle das NF que já foram consultadas;
- A customização faria um select na tabela E000NFC para encontrar as NF-e que precisariam ser consultadas (select com a lógica, considerando as NF ainda não consultadas);
- Para cada NF encontrada, a rotina chama o WebService do eDocs passando a chave eletrônica (E000NFC.ChvNel);
- Após ler as chaves referenciadas, elas podem ser armazenadas em uma tabela de usuário vinculada à tabela E000NFC;
- Após a consulta da NF, o campo Genérico da tabela E000NFC é atualizado para confirmar que ela já foi consultada;
- Por fim, as NF referenciadas estariam registradas em uma tabela de usuário que serviria como base para geração de relatório, ou até mesmo consulta em uma tela SGI.
Observação
A forma de construção da customização pode variar (a regra para chamada do WebService do eDocs, por exemplo, pode estar vinculada ao próprio relatório).