ERP – Geração XML – Não está está gerando os valores de IPI na tag <vIPI> no XML em uma nota fiscal de devolução
Incidente
No módulo de Suprimentos ao gerar uma nota fiscal de Saída tipo 0 que
é gerada por meio de NF de Entrada de devolução tipo 3 não está está gerando os valores de IPI na taf <vIPI> no XML.
A NF de Entrada é gerada via NF de Saída que teve incidência de IPI.
Na NF de Entrada o valor vai para o campo IPI Creditado Efetivamente e após o fechamento, na NF de Saída gerada no processo, o valor do IPI vai corretamente no campo de IPI, mas, apenas na geração do XML a tag não é enviada causando a Rejeição 610: Total da NF difere do somatório dos Valores compõe o valor Total da NF.
Causa
Esta rejeição é apresentada, pois a filial é um Comércio (Não contribuinte de IPI), então de fato não deverá ter a incidência do IPI nas notas de saída e por sua vez as devoluções deverão gerar o IPI em IPI Devolvido conforme NT 2016.002 para o campo <vIPIDevol>
Solução
Para que a rejeição não seja apresentada, realize os passos a seguir:
1. Verifique no cadastro da transação utilizada na nota tela F001TCP - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Compras / Ordem Compra / NF Entrada / Fatura, guia IPI 2 o parâmetro IPI Devolvido que pode ser configurado conforme a necessidade de cada cenário para atender essa demanda.
2. Verifique a partir da tela F070FCA - Cadastros / Filiais / Cadastro o campo 'Tipo Empresa' se a filial é um Comércio (Não contribuinte de IPI), então de fato não deverá ter a incidência do IPI nas notas de saída e por sua vez as devoluções deverão gerar o IPI em IPI Devolvido.
2.1. Se a filial for um comércio equiparada a uma indústria onde há incidência de IPI nas saídas, o tipo de empresa definido na tela F070FCA deverá ser 1 ou 6, pois fiscalmente falando ela é tratada como uma indústria. Este tipo, inclusive, é utilizado para gerar o SPED Fiscal:
3. Sendo a filial definida como indústria, ao ser gerada a NF de devolução (tipo 3) na tela F440GNE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Agrupada, o sistema irá gerar o valor do IPI devolvido nas tags próprias do IPI, fazendo com que a rejeição 610 não seja gerada.