9050 - Bloqueio/Permissão usuários no menu Abrangências
Problema: Ao acessar o menu Diversos > Usuários > Abrangências e clicar em usuários, teria alguma forma de fazer com que o sistema demonstrasse apenas alguns usuários/grupos específicos?
Ou seja, não demonstrar todos os usuários/grupos disponíveis e sim apenas aqueles que o usuário logado tivesse permissão.
Exemplo:
Os usuários 1, 2 e 3 pertencem a empresa X e o usuário 4 pertence a empresa Z.
Se o usuário 1 entrar na tela de abrangência ele só poderia alterar as abrangências dos usuários da empresa que ele pertence, ou seja, 1, 2 e 3 e não poderia alterar as abrangências do usuário 4, pois este pertence a outra empresa.
Quando ocorre / onde se aplica:
Diversos > Usuários > Abrangências
Solução: Uma alternativa para tratar esta situação é utilizar o recurso de Grupos de Acesso disponível SGU, menu Arquivo > Grupos de Acesso.
Este recurso permite restringir a visibilidade do usuário ao seu grupo e membros do grupo. Assim, na tela de cadastro de abrangências, o usuário visualizá apenas o seu grupo com seus membros.
Utilizando o exemplo repassado, os grupos podem representar as diversas empresas.
Segue abaixo os passos de como criar esses grupos e em anexo o print das telas para melhor entendimento:
Criar o GRUPO1 contendo os usuários 10,11,12 - Imagem1
Criar o GRUPO3 contendo os usuários 13,14,15 - Imagem2
Definir os grupos de acesso para cada usuário (10,11,12 - GRUPO1) e (13,14,15 - GRUPO3) - Imagem3
Ao entrar na tela de cadastro de abrangências através do menu Diversos > Usuários > Abrangência, logando com o usuário 13, este só poderá visualizar o seu grupo de acesso (GRUPO3) e seus membros (13,14,15) - Imagem4.
-> Para maiores detalhes dessa rotina, verificar o Ferramentas de Apoio.chm, menu SGU > Tutorial SGU > Cadastro de Usuários > Como criar um usuário.
Público: Interno, canais/consultores
Ou seja, não demonstrar todos os usuários/grupos disponíveis e sim apenas aqueles que o usuário logado tivesse permissão.
Exemplo:
Os usuários 1, 2 e 3 pertencem a empresa X e o usuário 4 pertence a empresa Z.
Se o usuário 1 entrar na tela de abrangência ele só poderia alterar as abrangências dos usuários da empresa que ele pertence, ou seja, 1, 2 e 3 e não poderia alterar as abrangências do usuário 4, pois este pertence a outra empresa.
Quando ocorre / onde se aplica:
Diversos > Usuários > Abrangências
Solução: Uma alternativa para tratar esta situação é utilizar o recurso de Grupos de Acesso disponível SGU, menu Arquivo > Grupos de Acesso.
Este recurso permite restringir a visibilidade do usuário ao seu grupo e membros do grupo. Assim, na tela de cadastro de abrangências, o usuário visualizá apenas o seu grupo com seus membros.
Utilizando o exemplo repassado, os grupos podem representar as diversas empresas.
Segue abaixo os passos de como criar esses grupos e em anexo o print das telas para melhor entendimento:
Criar o GRUPO1 contendo os usuários 10,11,12 - Imagem1
Criar o GRUPO3 contendo os usuários 13,14,15 - Imagem2
Definir os grupos de acesso para cada usuário (10,11,12 - GRUPO1) e (13,14,15 - GRUPO3) - Imagem3
Ao entrar na tela de cadastro de abrangências através do menu Diversos > Usuários > Abrangência, logando com o usuário 13, este só poderá visualizar o seu grupo de acesso (GRUPO3) e seus membros (13,14,15) - Imagem4.
-> Para maiores detalhes dessa rotina, verificar o Ferramentas de Apoio.chm, menu SGU > Tutorial SGU > Cadastro de Usuários > Como criar um usuário.
Público: Interno, canais/consultores