23837 - Título com cotação fechada da nota fiscal/Ordem compra
Problema:
Solução: Solução: Esse conceito não é do compras, trata-se de um conceito geral do sistema, deve ser documentado de forma mais abrangente. Farei um breve comentário no que se refere a ordem de compra.
Possuímos uma ordem de compra em outra moeda com cotação fechada, é possível gerar uma nota fiscal via OC e o título herdar esta cotação de emissão fechada?
Solução: Solução: Esse conceito não é do compras, trata-se de um conceito geral do sistema, deve ser documentado de forma mais abrangente. Farei um breve comentário no que se refere a ordem de compra.
* Moeda: Código da moeda em que está sendo gerada a ordem de compra (lembrando que no momento do atendimento da ordem de compra pela nota fiscal de entrada ocorrerá a conversão dessa moeda para a moeda da empresa)
* Cotação Fechada: Identifica se no momento da conversão o sistema deve ou não procurar um valor de conversão para essa moeda. Neste caso, se a cotação fechada for "S-Sim" o usuário deve informar o "Valor Cotação", isso significa que este valor foi acordado previamente independente de como estará a cotação da moeda no momento do atendimento da ordem de compra.
* Valor Cotação: É definida em conjunto com a opção "Cotação Fechada", conforme descrito acima.
* Data Cotação: Caso for informada uma "Data Cotação", no momento da conversão o sistema utilizará essa data para buscar a conversão da moeda, isso ocorre quando o comprador deseja definir previamente uma data de cotação na negociação. Caso essa data não for informada, o sistema usará na conversão sempre a data de emissão da nota fiscal de entrada.
Estas informações são incorporadas nas parcelas da ordem de compra e são herdadas para a nota fiscal de entrada no momento do atendimento. Passam a ter funcionalidade no momento que interagem com o financeiro, ou seja, na geração de títulos no fechamento da ordem de compra ou no fechamento nota fiscal de entrada.
Caso for em contratos:
Questionamento: O cliente precisa reajustar os contratos comerciais com o índice informado no contrato. O que o cliente deseja é que quando for efetuar o reajuste para um contrato comercial de compras, o Sapiens busque automaticamente o valor do reajuste de acordo com o fator de correção informado no contrato, que estará cadastrado na tabela de moeda/índices.
Conceito do sistema: Inviável, o código do fator de correção não é utilizado para este fim, não é possível alterar este conceito. A utilização de tabela de moeda/índices, já é uma possibilidade, porém sem relação com o código de fator de correção dos dados gerais. Um contrato pode ter nos seus itens uma moeda específica, e na geração da nota fiscal de entrada (via contrato) a formação do preço unitário do item na nota fiscal leva em consideração a cotação especificada para a moeda em questão.