ERP - Recebimento Eletrônico - Nota fiscal de entrada é gerada sem a Classificação Fiscal dos itens
Incidente
No módulo de Recebimento, ao gerar a nota fiscal de entrada, via recebimento eletrônico na tela F000INE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico, a nota fiscal de entrada é gerada sem a classificação fiscal no item de produto/serviço.
Causa
Este incidente ocorre quando estão definidos na regra vinculada ao identificador CPR-000INECN01 os campos CodClf e CodDer nas variáveis CprACmpPro e/ ou CprACmpSer.
Com esses campos definidos na regra do identificador CPR-000INECN01, o sistema irá manter as informações que estão definidas nos respectivos campos na tela F000INE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico. Devido a classificação fiscal não estar preenchida na tela F000INE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico, então a nota é gerada sem essa informação.
Solução
É importante destacar que o sistema não assume a classificação fiscal conforme NCM constante no XML da nota fiscal de entrada recebida.
A classificação fiscal é atribuída ao item da nota a partir do cadastro do produto no sistema. Entretanto, essa sugestão pode não ocorrer sob essas condições já descritas na causa desse artigo.
Todo esse tratamento ocorre ao clicar no botão Processar da tela F000INE - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico.
Para que esse incidente não ocorra ao efetuar o recebimento de nota fiscal de entrada, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras;
2. Verifique se o identificador de regras CPR-000INECN01 (clique aqui para acessar a documentação deste identificador) está ativo informando os campos Sistema e Identificador;
3. Clique no botão Regra no rodapé da tela para acessar a regra vinculada ao identificador;
4. Verifique se na regra estão definidos os campos CodClf e CodDer nas váriáveis CprACmpPro e/ ou CprACmpSer.
5. Remova os campos CodClf e CodDer das váriáveis CprACmpPro e/ ou CprACmpSer.
6. Salve as alterações e recompile as regras;
7. Por fim, reprocesse a nota fiscal de entrada na tela F000INE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico e então será gerado item da nota com a respectiva classificação fiscal informada em seu cadastro, seja produto ou serviço.