ERP - WebServices/AçõesSID - Falha nas integrações com base em validações relacionadas a campos de data, hora e valores / Valores são multiplicados por 100 ou 1000 nas integrações / Casas decimais não são respeitadas
Incidente
Ao executar AçõesSID ou WebServices de integração de registros (vários tipos de registros), são retornados erros de integração. As mensagens de erro geradas podem variar bastante, mas em geral possuem relação com data, hora, e valores. Seguem abaixo alguns exemplos de mensagens:
- Erro de integração de cadastro de cliente: "ERRO: Falha ao atualizar campo de usuário na tabela "E085CLI": A data "12/31/1900" é inválida. A data de estar no formato "dia/mês/ano";
- Erro de integração de Nota Fiscal de Entrada: ERRO: O Valor Base não pode ser maior que o valor líquido informado;
- ERRO: Verifique as entidades ligadas ao pedido (itens, observações e/ou parcelas). Desconto deve estar entre 0(zero) e 100.
Além disso:
- Em algumas situações os valores repassados nas requisições dos WebServices/AçõesSID são multiplicados por 100 ou 1000 (ou até mais do que isso);
- Em outras situações as casas decimais repassadas nas requisições não são respeitadas, mesmo que a requisição esteja respeitando o padrão definido para os WebServices. Exemplo: na execução de uma integração de um pedido é repassado no campo <preUni> o valor de 85,8107, no entanto, ao processar a requisição o sistema grava o valor 858107,00, não respeitando as casas decimais com a vírgula.
Solução
As mensagens de erros de integração e execução do sistema relacionadas a formato de data e interpretação de valores podem estar ligadas à parametrização incorreta das configurações regionais do usuário definido para instanciar o serviço do Senior Middleware nos servidores que estão atendendo as requisições de integrações.
Pra resolver essa situação, siga os passos abaixo:
2. Realize as parametrizações adequadas no seu ambiente.
Observação
Se você está executando uma requisição a um WebService via MCDebug em Modo Local, o processamento da requisição é realizado pela instância sapiens.exe que está aberta na sua estação. Então trata-se das configurações regionais do usuário do Windows onde esta instância está sendo executada.