ERP – Recebimento Eletrônico – Como definir o item da Nota Fiscal de Entrada como um item de Serviço
Dúvida
Como definir o item da Nota Fiscal de Entrada como um item de Serviço, inclusive no recebimento de retorno de industrialização em terceiros, via recebimento eletrônico no módulo Suprimentos?
Solução
O tratamento padrão previsto no Gestão Empresarial | ERP é sempre olhar para o NCM que consta no XML da nota fiscal de entrada para definir se o item a ser inserido no ERP será de produto ou de serviço.
De modo geral, a maioria dos itens das notas fiscais de retorno de industrialização em terceiros possuem um NCM que o Gestão Empresarial | ERP interpreta como de produto. Portanto, acaba inserindo o item da nota fiscal de entrada como sendo de produto no momento que a nota é importada para o Gestão Empresarial | ERP.
Para que seja possível definir que um item que originalmente seria tratado como produto deve ser tratado como serviço no momento do recebimento da nota fiscal de entrada, via tela F000INE - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico, no Gestão Empresarial | ERP, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras;
2. Cadastre e ative o identificador de regras CPR-000INESR01. Clique aqui para acessar a documentação deste identificador:
3. Crie uma regra e vincule ao cadastro do identificador de regras. Nesta regra você deve definir através da variável CprAProSer que o item de produto deve ser recebido como um serviço;
Observação:
- Existem variáveis complementares na regra que permitem definir quando deve ser feito esse tratamento.
Também existe variável que permite já definir qual o código de serviço do Gestão Empresarial | ERP que será utilizado para este recebimento. - Como o identificador de regras CPR-000INESR01 atua no momento da importação da nota fiscal de entrada para o ERP que ocorre via Webservice, você deve reiniciar os serviços do Middleware para que o Webservice passe a considerar o identificador de regras na próxima execução;
4. Se a nota fiscal de entrada já havia sido importada para o Gestão Empresarial | ERP e sugerido o item como produto, você deve excluir a nota da tela F000INE - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico, listando a nota em tela e acionando o botão Excluir;
4.1. Por fim, deve ser reenviada a nota fiscal de entrada para o Gestão Empresarial | ERP, seja via eDocs ou então a partir da chamada do Webservice que faz a importação da nota para o Gestão Empresarial | ERP.
Neste momento, será executada a funcionalidade do identificador de regras CPR-000INESR01 e o item deve ser inserido como serviço no Gestão Empresarial | ERP.