ERP – Cálculos de Necessidades – O sistema está gerando a necessidade de produção do produto intermediário, mesmo que a opção Cálculo de Necessidades Multinível esteja desmarcada
Incidente
No módulo de Manufatura, na Gestão de PCP, ao realizar a explosão de necessidades (Cálculo MRP) do produto A o sistema está gerando a necessidade de produção do produto B, mesmo que a opção Cálculo de Necessidades Multinível esteja desmarcada.
Exemplo
PRODUTO A: tipo produzido
PRODUTO B: tipo produzido
O produto B é componente do produto A.
Observação
- alteramos o parâmetro 'Considera P/Cálculo Necessidades' para 'N-Não', na ligação do Produto x Depósito;
- alteramos o parâmetro 'Faz Explosão Necessidades Multinível' para 'N-Não', na tela F070EPR - Cadastros / Empresas / Manufatura e Serviços (Parâmetros da Empresa para Manufatura e Serviços).
Causa
O cálculo das necessidades, quando desmarcada a opção multinível, explode as necessidades de produção/compras necessárias para a produção do produto que está sendo explodido. Porém, para nesse ponto. Ou seja, não explode as necessidades de produção/compras dos filhos/netos/bisnetos do produto explodido.
Ou seja, irá gerar as necessidades de produção/compras que são necessárias para a produção do acabado que está sendo explodido naquele momento (mas a geração é somente para se ter o indicativo de quanto seria necessário - já que esses componentes produzidos/comprados - geram registros na E900CMO que tem como base a necessidade de produção/compra). Para a geração definitiva, com fins de poder gerar a OP, é necessário explodir as necessidades novamente dos itens intermediários, nessa situação reportada.
O sistema gerou a necessidade para o produto B, porque ele é componente do produto A. Porém, para os componentes do produto B ele não gerou necessidades e nem é mostrado na tela de geração de OPs.