ERP – Inventário Fiscal – Diferença no valor do estoque no inventário fiscal (E210SFE) e valor do estoque na Gestão de Estoques (E210MVP)
Incidente
No módulo Gestão de Tributos, ao realizar a Inicialização de Saldos Mensais pela tela F210ISM - Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoque / Saldos / Inicialização de saldos mensais (Inicialização de Saldos Mensais), ocorre diferença no valor do estoque no inventário fiscal (E210SFE) e valor do estoque na Gestão de Estoques (E210MVP).
Exemplo de cenário:
Ao executar os cálculos da tabela E210SFE, pela tela de inicialização de Saldos, o ERP pega a quantidade de estoques e multiplica pelo preço médio do ultimo lançamento. Porém quando temos uma período muito grande sem movimentos valorizados pelo Movimento e movimentações de quantidades pequenas, apresenta-se divergências entre o valor apurado no Valor de estoque e o que é gerado na tabela E210SFE.
Causa
O campo VlrEst na estrutura de movimentos de estoque (E210MVP) corresponde ao saldo do produto em valor da filial. Este valor é definido e evolui de acordo com o saldo em quantidade e o preço médio do produto no momento do movimento, é um valor dinâmico que se altera conforme os movimentos vão sendo gerados.
O campo VlrEst na estrutura de saldos físicos mensais corresponde ao saldo do produto em valor no depósito. É definido através do saldo em quantidade do depósito no mês da apuração e do preço médio do produto na data do último movimento de um dos depósitos da filial no mês da apuração.
No ERP o preço médio trabalha com 6 casas decimais e o saldo em valor trabalha com 2 casas dependendo do número de casas utilizadas pelo preço médio e também pela quantidade de itens, ao se fazer o cálculo para valores que utilizam 2 casas decimais apenas pode-se ter uma perda devido ao arredondamento destes valores. Este é um caso de matemática e não há como contornar, isto vale tanto para os movimentos de estoque quanto para o processo de apuração dos valores para a estrutura de saldos mensais.
Sendo assim, a diferença que pode ocorrer entre os valores das estruturas de movimento de estoque (E210MVP) e de saldos mensais (E210SFE) é devido a problemas de arredondamento. Trata-se de uma situação conhecida e que não existe tratamento no sistema . O campo VlrPrp na estrutura E210SFE é definido com base nas opções utilizadas na tela e também utiliza o preço médio do item.
Não existe portanto a possibilidade de se utilizar o campo VlrEst da tabela E210MVP como sendo o valor do campo VlrEst da tabela E210SFE. Como foi descrito anteriormente o VlrEst na tabela E210MVP vai se atualizando durante a movimentação dos produtos é dinâmico, já o campo VlrEst na tabela E210SFE é obtido pelo saldo e preço médio do produto no fim do mês que está sendo apurado.
Observação:
Os valores utilizados para fins de SPED Fiscal serão sempre os valores da estrutura E210SFE.