ERP – Notas Fiscais de Entrada – Não é possível realizar devolução do documento complementar
Incidente
No módulo de Suprimentos na Tela F440GNE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Agrupada (Nota Fiscal de Entrada Agrupada) ao tentar realizar a devolução de uma nota fiscal de saída complementar com Substituição Tributária (ST), o sistema não permite a devolução do documento complementar, possibilitando apenas a devolução da nota principal.
Causa
Este incidente ocorre, pois notas fiscais complementares são geradas na rotina de mercado com tipo de movimento 9 NF de acerto.
Na entrada por devolução, não é permitido vincular uma nota de saída com tipo 9. Dessa forma, o sistema não reconhece esse tipo de documento como elegível para devolução automática.
Solução
Na hipótese de devolução de uma nota de venda onde também foi emitida uma nota fiscal complementar, não é necessário gerar dois documentos de devolução.
Para que o processo seja realizado corretamente, considere o valor total dos tributos, incluindo o valor da nota complementar na devolução da nota principal. Dessa forma, o valor devolvido refletirá corretamente a operação original, dispensando a devolução individual da nota complementar.