ERP – Controle de Estoque/Valorização Estoque – valor do movimento de estoque gerado a partir da Nota Fiscal de Entrada do tipo 8-NF Frete/Serviços Agregados é diferente do valor do serviço totalizado na Nota Fiscal (DIFAL)
Incidente
No processo de Valorização de Estoques, o valor do movimento de estoque gerado a partir da Nota Fiscal de Entrada do tipo 8-NF Frete/Serviços Agregados é diferente do valor do serviço totalizado na Nota Fiscal.
Exemplo:
- Valor dos Serviços = 1.000,00;
- Valor ICMS = 120,00;
- Valor diferencial alíquota = 50,00;
- Valor Movimento Estoque = 1.050,00.
Causa
Essa situação ocorre quando há diferencial de alíquota na nota de frete. O diferencial de alíquota é somado ao valor do estoque pois trata-se de uma despesa.
Solução
Por padrão, o sistema sempre possuirá o conceito de somar o valor do Diferencial de Alíquota pois trata-se de uma despesa.
Caso sua empresa tenha um entendimento diferente sobre esse processo, você poderá executar o processo abaixo para personalizar a definição do valor do movimento:
1. Acesse a tela NF098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras (Cadastro de Identificador de Regras);
2. Cadastre e ative o identificador de regras CPR-440VLRMO02. Clique aqui para acessar a documentação deste identificador;
3. Vincule uma regra personalizada que atenda o cenário de valorização do estoque para NF de Frete conforme a sua necessidade.
Observação
Para mais informações sobre o Processo de Controle de Estoque do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - Controle de Estoque - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Controle de Estoques;.