ERP – Manutenção de Ordens de Produção – Exclusão de componentes em OPs já finalizadas não é permitida pelo sistema
Incidente
No processo de Manutenção de OPs, via tela F900ICO - Manufatura / Gestão de PCP / Manutenção de Ordens de Produção/Serviço / Inclusão/Baixa de Componentes (Inclusão (e baixa) de Componentes na O.P./O.S.), foi incluído um componente em uma OP já finalizada, no entanto, o sistema não permite a exclusão desses itens após inseridos.
Causa
Essa situação ocorre pelo conceito que o sistema possui para a referida tela.
Solução
A tela F900ICO - Manufatura / Gestão de PCP / Manutenção de Ordens de Produção/Serviço / Inclusão/Baixa de Componentes (Inclusão (e baixa) de Componentes na O.P./O.S.) tem a finalidade de incluir componentes na OP, independente da situação, com exceções para as situações cancelada ou suspensa. Clique aqui para acessar a documentação completa da tela.
A tela não barra a inclusão em OPs finalizadas, pois pode ter ocorrido de no processo ter sido consumido um componente que não estava previsto inicialmente na OP e a baixa ocorrer depois da finalização da OP. Neste caso, se a tela bloqueasse esse componente a mais nunca poderia ser lançado para a OP.
Para excluir o componente inserido indevidamente, siga os passos abaixo:
1. Verifique a função ExcluirComponenteOP. Clique aqui para acessar a documentação completa da função ExcluirComponenteOP;
2. Crie uma regra que utilize essa função para excluir o componente dessa OP específica;
3. Execute a regra via tela F000ERG - Recursos / Implementações / Regras / Executar (Executar Regra);