Problema: Descrição do Problema: É possível atender uma ordem de compra parcialmente pelo valor e não pela quantidade? Existe algum identificador de regra? Foi gerada uma ordem de compra de serviços com quantidade 1 e valor 8.000,00. O fornecedor enviou 3 notas, uma para cada fase do serviço, porém ao dar entrada na primeira nota utilizando a ordem de compra ela ficou indisponível para lançamento das outras notas.
Quando ocorre / onde se aplica: Nota Fiscal de Entrada Agrupada, utilizando Ordem de Compra.
Solução: Solução 9957:Não é possível utilizar parcialmente uma ordem de compra pelo valor, somente pela quantidade. Ao dar entrada na nota fiscal utilizando a quantidade informada na ordem de compra, mesmo que seja alterado na ordem de compra para um valor menor, a mesma ficará como liquidada e não será mais possível utilizá-la.
Seguem sugestões para tratar esta necessidade:
01. Neste caso pode ser tratado colocando a quantidade de serviços igual a quantidade de parcelas, se já souber a quantidade de vezes que o serviço será faturado;
02. Ou, colocar quantidade de serviço igual ao valor da OC, se não souber em quantas vezes este serviço será faturado;
03. Ou, utilizar no lugar da ordem de compra, um contrato financeiro, que controla o saldo pelo valor e não pela quantidade.
Público: Interno, canais/consultores, clientes