8074 - Problemas ao gerar cancelamento de NF-e como eventos
Problema: Ao solicitar o cancelamentos de uma NF-e de saída pela tela F140CAN, a seguinte mensagem é exibida: Não foi possível Cancelar a(s) Nota(s) - Nota xxxxx - Não foi possível executar o eventos de cancelamento para a nota fiscal
O problema também ocorre com notas fiscais de entrada, que tem o cancelamento solicitado pela tela F440GNE, onde a mensagem registrada é: Erro - Não foi possível executar o evento de cancelamento para a nota fiscal
Rotina / Tela: Ao solicitar o cancelamento de uma NF-e.
Solução: Solução 8074: Esta situação geralmente ocorre quando foi efetuada uma alteração indevida na BD do SDE, aonde o status da solicitação do cancelamento na tabela E140CCE não condiz com a atual situação da NF-e no ERP.
A NF-e precisa estar com as seguintes situações para que o evento de cancelamento seja executado:
- Situação da Nota Fiscal: 2-Fechada (tabela E140NFV)
- Situação do documento eletrônico: 3-Autorizada (tabela E140IDE), caso a NF-e esteja autorizada na SEFAZ OU Situação do documento eletrônico: 2-Enviada (tabela E140IDE), caso a NF-e esteja denegada na SEFAZ
- Situação anterior do documento eletrônico: 2-Enviada (tabela E140IDE)
- Situação do evento de cancelamento: 4-Rejeitada (ou não deve haver registro para a NF-e em questão) (tabela E140CCE).
IMPORTANTE: não devem ser realizadas alterações de situações de NF-e diretamente na BD do ERP, a menos que seja para corrigir um problema gerado por uma alteração indevida na BD. Para alterações de situações de NF-e no ERP manualmente, devem ser utilizados os aplicativos DepuraSID (em caso de retorno via SeniorSID) ou MCDebug (em caso de retorno via WebServices)
O problema também ocorre com notas fiscais de entrada, que tem o cancelamento solicitado pela tela F440GNE, onde a mensagem registrada é: Erro - Não foi possível executar o evento de cancelamento para a nota fiscal
Rotina / Tela: Ao solicitar o cancelamento de uma NF-e.
Solução: Solução 8074: Esta situação geralmente ocorre quando foi efetuada uma alteração indevida na BD do SDE, aonde o status da solicitação do cancelamento na tabela E140CCE não condiz com a atual situação da NF-e no ERP.
A NF-e precisa estar com as seguintes situações para que o evento de cancelamento seja executado:
- Situação da Nota Fiscal: 2-Fechada (tabela E140NFV)
- Situação do documento eletrônico: 3-Autorizada (tabela E140IDE), caso a NF-e esteja autorizada na SEFAZ OU Situação do documento eletrônico: 2-Enviada (tabela E140IDE), caso a NF-e esteja denegada na SEFAZ
- Situação anterior do documento eletrônico: 2-Enviada (tabela E140IDE)
- Situação do evento de cancelamento: 4-Rejeitada (ou não deve haver registro para a NF-e em questão) (tabela E140CCE).
IMPORTANTE: não devem ser realizadas alterações de situações de NF-e diretamente na BD do ERP, a menos que seja para corrigir um problema gerado por uma alteração indevida na BD. Para alterações de situações de NF-e no ERP manualmente, devem ser utilizados os aplicativos DepuraSID (em caso de retorno via SeniorSID) ou MCDebug (em caso de retorno via WebServices)