ERP – Estorno de comissão – Como gerar o estorno da comissão em nota fiscal de entrada de devolução
Dúvida
Como gerar o estorno da comissão em nota fiscal de devolução de uma venda, no módulo de Suprimentos?
Solução
Para gerar gerar o estorno da comissão em nota fiscal de entrada de devolução, realize os passos a seguir:
1. Acesse o Gestão Empresarial | ERP;
2. Entre na tela F090REP - Cadastros / Representantes / Cadastro;
2.1. Defina o percentual da comissão que será no momento da emissão da nota fiscal de saída:
3. Acesse a tela F001TVE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Vendas;
3.1. Vincule uma transação de comissão, para quando houver a venda com esta transação seja gerada a comissão na F504CAP_FPMI - Finanças / Gestão de Contas a Pagar / Comissões / Comissões (CadastroManutenção de Comissões), conforme exemplo abaixo:
4. Acesse a tela F001TCM - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Comissões;
4.1. Defina para esta transação de comissão, uma transação de estorno para quando houver a devolução:
5. Entre na tela F001TCP - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Compras / Ordem Compra / NF Entrada / Fatura;
5.1. Vincule na transação da nota fiscal de devolução, uma transação do financeiro:
6. Acesse a tela F001TRE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Contas a Receber;
6.1. Vincule uma transação de comissão para transação do financeiro:
7. Altere na tela F070FCP - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Compras e Recebimento altere o parâmetro 'Gera débitos de comissão na ent. de N.F. devolução' para 'S - Sim'.
Importante
O estorno somente será realizado com a utilização deste parâmetro pois ao fechar uma nota de devolução com esse parâmetro definido igual a " S - Sim" e as notas fiscais de saída ligadas a nota de devolução em questão geraram comissão, a rotina calculará o valor do débito de comissão proporcionalmente e gerará o débito de comissão.
Observações
- Com esta parametrização, ao gerar a nota fiscal de saída será gerado o percentual de comissão e quando gerar a devolução desta nota fiscal haverá o estorno na F504CAP_FPMI - Finanças / Gestão de Contas a Pagar / Comissões / Comissões (CadastroManutenção de Comissões), conforme exemplo abaixo a 759 foi a venda e a 760 o estorno desta venda:
- Geração de débitos de comissão (estorno) nas entradas de notas fiscais de devolução (tipos 2 e 3) na tela F440GNE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Agrupada que geram contas a pagar normais. Esse débito é proporcional a comissão gerada nas notas fiscais de saída ligadas a notas fiscais de devolução, levando em consideração o valor de comissão gerado no título de cada nota fiscal de saída.
- Ao reabilitar/cancelar uma nota fiscal de devolução que tenha gerado débitos de comissão, o sistema verificará se este débito já foi pago (estorno efetivado), caso não tenha, os débitos serão eliminados e a nota em questão será reabilitada/cancelada, caso contrário será emitida a seguinte mensagem: Estorno de comissão (empresa X, filial Y, representante Z e sequência XX) já foi efetivado, não sendo possível reabilitar/cancelar a nota fiscal de entrada!, abortando a reabilitação/cancelamento. O tratamento aplica-se também ao representante superior;
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.