ERP – Nota Fiscal de Entrada – Nota Fiscal de Entrada possui quantidades devolvidas, não é possível reabilitar
Incidente
No módulo de recebimento, ao tentar reabilitar uma nota de entrada a partir da tela NF440GNE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Agrupada (Nota Fiscal de Entrada Agrupada), é apresentada a mensagem: Nota Fiscal de Entrada possui quantidades devolvidas, não é possível reabilitar!
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois a nota de entrada já possui devolução parcial ou integral de seus itens e o sistema não permite reabilitar, cancelar ou excluir notas de entrada que possuem quantidade devolvida.
Solução
O sistema possui essa consistência para garantir a integridade das informações, pois se a Nota Fiscal de Entrada já foi utilizada como base para geração de outro Documento Eletrônico, ela não pode ser alterada, já que isso poderia comprometer a integridade das informações.
Para verificar as devoluções pertinentes a esta nota de entrada, realize os seguintes passos:
1. Acesse a tela NF441CIE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Consultas / Itens (Consulta de Itens de Notas Fiscais de Entrada) filtrando a nota de entrada para análise do campo 'quantidade devolvida'
1.1. Caso a Nota Fiscal de Entrada esteja relacionada com o recebimento de um Serviço, então não é possível efetuar a consulta da quantidade devolvida através da tela. Para isso, você deverá efetuar a consulta diretamente no banco de dados ou então executar algum relatório personalizado para esta consulta. Segue exemplo de comando para buscar a quantidade devolvida de itens de Serviço de uma Nota Fiscal de Entrada:
SELECT
CODEMP,CODFIL,CODFOR,CODSNF,NUMNFC,QTDREC,QTDDEV
FROM
E440ISC
WHERE
CODEMP=X AND
CODFIL=X AND
CODFOR=X AND
CODSNF=X AND
NUMNFC=X
Observação
Substitua a letra X pelos valores desejados
2. Acesse a tela NF141CIS_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Consultas / Itens (Consulta Itens de Notas Fiscais de Saída);
2.1. Para verificar quais são as notas de saída pertinentes à devolução desta Nota de Entrada, utilize o botão de seleção para filtrar a nota de entrada.
3. Caso ainda haja possibilidade, você pode verificar o cancelamento da Nota Fiscal de saída vinculada à Devolução da Nota Fiscal de Entrada para então poder, posteriormente, cancelar/reabilitar a Nota Fiscal de Entrada.
3.1. Caso não seja possível cancelar a Nota Fiscal de Saída vinculada e você precisa fazer algum ajuste na Nota Fiscal de Entrada, verifique com sua área Fiscal o procedimento que você poderá utilizar para fazer esses ajustes (exemplo: Nota Complementar, ajuste manual de estoque, ajuste diretamente na área de Tributos, ...).