ERP – Controle de Estoque/Valorização Estoque - Como são valorizados os movimentos de produtos Comprados
Dúvida
Como são valorizados os movimentos de produtos Comprados no processo de Controle de Estoque?
Solução
A valorização dos movimentos de produtos comprados é condicionada pela forma de valorização da transação utilizada para gerar o movimento de estoque.
No cadastro da transação na tela F001TES - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Estoques a definição é realizada através do campo 'Forma Valorização Movimento':
- Quando configurado este campo com ‘M-Pelo Movimento: o valor do movimento é constante sendo calculado no próprio movimento (movimento manual, nota fiscal de entrada). Todos os movimentos feitos com transações cuja a forma de valorização é M, serão utilizados no cálculo do preço médio;
- Quando configurado este campo com ‘F-Pelo Fechamento': o valor do movimento de estoque é calculado pelo preço médio e este valor varia conforme variação do próprio preço médio. Se houver alguma variação no preço médio, quando atualizado o estoque, o valor do movimento é recalculado considerando o novo preço médio.
Observação
A atualização do estoque é executa a partir da tela F215FES_SECE - Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoque / Fechamento dos Estoques. Clique aqui para acessar o Manual de Usuário desta tela.
Importante
- Os movimentos gerados via transferência, devolução e retorno podem ser atualizados de acordo com o valor do movimento de origem, conforme definição do parâmetro 'Origem do valor do movimento de estoque' da aba Dados Gerais 2 da tela F001TCP - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Compras / Ordem Compra / NF Entrada / Fatura:
Para mais informações sobre o Processo de Controle de Estoque do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - Controle de Estoque - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Controle de Estoques;