ERP Senior X – Notas Fiscais de Saída – Como configurar o Crédito Presumido no Perfil Tributário para notas de saída
Dúvida
Como configurar no Perfil Tributário o Crédito Presumido (grupo <gCred> da NF-e), para sair automaticamente nas notas fiscais de saída, no módulo Gestão de Faturamento do ERP Senior X?
Solução
Para configurar o Crédito Presumido no Perfil Tributário, realize os passos a seguir:
1. Acesse no menu em Cadastros / Impostos / Perfil tributário;
2. No perfil vinculado à empresa desejada, clique no botão Ações / Parametrizar Operações/Impostos;
3. Acesse a aba ICMS;
3.1. Filtre pela operação que está utilizando nas notas fiscais e que deve ter a informação do Crédito Presumido;
3.2. Selecione a operação e clique em Editar;
4. Clique em Informações de crédito presumido para expandir os campos:
5. Informe a Base de cálculo, Percentual Crédito Presumido e Benefício fiscal que serão gerados na nota;
Observação
Caso a base de cálculo e o percentual devam sair zerados na nota, é necessário preencher os campos mesmo assim, conforme exemplo:
6. Clique em Salvar.
Na próxima nota gerada para esta operação, o crédito presumido já será gerado automaticamente.
Observação
Caso não tenha o benefício fiscal cadastrado, é necessário cadastrar. Caso tenha dúvida no processo, verifique o seguinte artigo: ERP Senior X – Cadastros – Como cadastrar novos códigos de benefícios fiscais.