ERP Senior X – Tarifas Bancárias – Como integrar e contabilizar tarifas bancárias
Dúvida
Como integrar e contabilizar tarifas bancárias no módulo Controladoria do ERP Senior X?
Solução
Para integrar para o módulo da Controladoria, as tarifas bancárias recebidas em arquivo de retorno de cobrança escritural, realize os passos a seguir:
1. Atualmente, no ERP Senior X, tarifas bancárias não geram rateio. Desta forma, para integrar estes movimentos e contabilizá-los, o primeiro passo seria cadastrar um critério de busca que não utilize o rateio para definir a conta contábil para o movimento. Para isso, acesse a tela Cadastros / Controladoria / Gestão de contabilidade / Critérios de busca para contabilização;
1.1. Cadastre um critério de busca como neste exemplo:
Origem: Tesouraria;
Nível: Sintético - Total NF ou Movimentos;
Detalhes do critério de busca: informar a conta contábil que a tarifa deve assumir.
2. Acesse a tela Cadastros / Controladoria / Gestão de contabilidade / Formas de contabilização;
2.1. Filtre pela forma de contabilização utilizada para contabilizar as tarifas bancárias;
Observação
A forma de contabilização utilizada para contabilizar tarifas é vinculada à transação que o sistema utiliza para lançar as tarifas bancárias.
Em paralelo, a transação utilizada para lançar as tarifas bancárias é definida no cadastro da tarifa, em Cadastros / Finanças / Contas a pagar e receber / Cobrança escritural / Tarifas bancárias.
2.2. No cadastro da forma de contabilização, adicione uma sequência cujo tipo de contabilização seja Sintético - Total NF ou Movimentos, e na Conta débito informar o critério de busca cadastrado no passo anterior:
Importante
Repetir estes passos para a Conta crédito.