ERP Senior X – Contas a receber – Como aplicar desconto em títulos enviados em cobrança escritural
Dúvida
Como aplicar desconto em títulos enviados em cobrança escritural no módulo Contas a receber do ERP Senior X?
Solução
Para atualizar o valor do título em cobrança escritural no módulo Finanças, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela Finanças / Gestão do contas a receber / Baixar títulos;
2. Realize a baixa do valor do desconto, utilizando a modalidade mais adequada para o seu caso (por exemplo, baixa parcial por créditos, abatimento ou compensação);
Observação
Para um passo a passo de como realizar uma baixa por créditos, acesse o artigo: ERP Senior X – Baixa Contas a Receber – Como fazer a baixa de um título de crédito
Para um passo a passo de como realizar uma baixa por compensação, acesse o artigo: ERP Senior X – Baixa de Títulos – Como fazer uma baixa por compensação
Para um passo a passo de como realizar uma baixa por abatimento, acesse o artigo: ERP Senior X – Baixa de títulos – Como fazer uma baixa por abatimento
Para acessar a documentação oficial sobre baixa de títulos, clique aqui.
3. Após a baixa, acesse Finanças / Gestão do contas a receber / Consultar títulos;
4. Utilize os filtros para localizar o título que sofreu a baixa parcial e, no botão Ações / Download do boleto, ao lado do título, faça o download do boleto com o valor atualizado;
Observação
Após a baixa, o sistema irá gerar automaticamente uma instrução de Concessão de abatimento para ser enviada na próxima remessa, a fim de atualizar o valor do boleto no banco. Você pode verificar se a instrução foi gerada corretamente em Ações / Consultar instruções bancárias, ao lado do título.
5. Para enviar ao banco a remessa com a instrução de concessão de abatimento mencionada na observação anterior, siga para a tela Finanças / Gestão do contas a receber / Cobrança escritural / Gerenciar remessas manuais e realize a geração da remessa normalmente.