Konviva | Gamificação
Para iniciar, é importante começar por uma regra fundamental: gamificação não é jogo! A Gamificação utiliza estratégias de jogos a determinadas atividades para gerar maior engajamento e empatia dos usuários de uma empresa, por exemplo.
Na nossa plataforma, a gamificação proposta visa o engajamento dos usuários de cada organização, seja com o objetivo de aprender, interagir, compartilhar ou de gerenciar o sistema, tornando a experiência do usuário mais agradável e atrativa. Com isso, espera-se atender aos diferentes públicos e perfis com os quais nossos clientes trabalham.
A gamificação que definimos para a nossa plataforma tem 4 elementos principais: Desafios, Missões, Jornadas e Conquistas.
- Desafios são tarefas que o aluno deve cumprir;
- Missões são um conjunto de desafios.
- Jornadas são conjuntos de missões; e
- Conquistas são o que o usuário recebe ao cumprir os desafios, missões ou jornadas propostas.
As conquistas podem ser em forma de reconhecimento social, com os badges (medalhas ou emblemas que fornecem uma motivação complementar) ou com pontos, obtidos pelos alunos ao completar as missões e os desafios de aprendizagem.
Badges são uma boa maneira de tornar as conquistas mais atrativas para o aluno. Os pontos são obtidos pelos alunos ao completar missões e desafios de aprendizagem e geram um enorme impacto sobre o engajamento deles na aprendizagem, além de classificá-los em vários tipos de Ranking.
Esses pontos também poderão ser utilizados para troca de produtos na Loja, se você utilizar essa opção. Isto tem um enorme impacto sobre o engajamento dos usuários no curso.
Para ter um bom projeto de gamificação, é necessário planejamento e análise técnica para poder definir as regras bem claras para os usuários e garantir que tudo que foi pensado será implantado.
DESAFIOS
Para criar um desafio, acesse a listagem de cursos, trilha e/ou biblioteca e, em Ações, clique na imagem do troféu que está associado ao curso no qual você deseja configurar o desafio.
Na nova tela, você pode selecionar no campo de busca um desafio já existente ou criar um novo desafio clicando em ADICIONAR DESAFIO.
Em seguida, informe um Nome para o desafio criado, sua Descrição e selecione a sua Situação, ou seja, se o desafio criado estará Ativo ou Inativo.
Se necessário, também pode associar uma imagem ao desafio. Basta clicar no botão e selecionar a imagem.
Após inserir as informações iniciais, na mesma tela, você deve configurar as regras para que o aluno conquiste esse desafio, que pode ser de três maneiras: aprovação, avaliação de reação e conclusão.
- Aprovação: é possível incluir um percentual relativo ao aproveitamento ou andamento do aluno no curso. Você pode escolher apenas um ou os dois critérios da aprovação, pois são cumulativos.
Caso você não inclua nada em aprovação, ou seja, deixar 0% na aprovação, independente da nota dele, será aprovado. Caso defina um aproveitamento inferior ao aproveitamento requerido no referido curso, ele não será válido para este desafio. E se você configurar 75% de aproveitamento e 100% de andamento, o aluno também deve cumprir essas duas regras para obter o desafio.
Matrículas realizadas em lote não recebem o andamento.
- Avaliação de reação: Este critério está associado à realização da avaliação de reação apenas do curso. Caso não tenha avaliação de reação cadastrada, não se preocupe, pois não afetará a pontuação.
- Conclusão: o desafio pode estar associado ao prazo de conclusão do curso pelo aluno. Esse prazo é contabilizado em dias a partir da data de realização da matrícula.
Neste caso, todas as três combinações são permitidas simultaneamente, então, selecione os critérios que mais façam sentido para o planejamento da sua estratégia.
Você também pode definir um período de validade para a aplicação das regras. Basta selecionar o período inicial e final para que os usuários possam obter as suas conquistas.
Para concluir, você pode associar um ou mais Badges, caso já tenham sido criados, ou determinar quantos pontos o aluno ganhará ao conquistar o desafio proposto.
Após o fim do período determinado para o desafio, este não pode mais ser conquistado por novos alunos, mas os pontos conquistados até então continuam válidos na plataforma, exceto que seja incluído um prazo em dias para que os pontos expirem. Esses dias começam a contar a partir do dia em que o aluno realizou o desafio, por isso, leve em conta essa informação, pois ela pode impactar nos Rankings.
Por exemplo, no curso Técnicas de Vendas havia o seguinte desafio “Melhor desempenho em Técnica de Vendas” utilizando a regra por aprovação: exigindo 95% de aproveitamento e 100% de andamento e, em seguida, um badge e 100 pontos os quais poderão expirar em 365 dias (1 ano aproximadamente).
O aluno que efetuar este curso, somente conquistará o desafio se navegar por todo o conteúdo (100% de andamento) e conseguir um aproveitamento mínimo de 95%. Ao concluir o desafio, ele ganhará um badge e mais 100 pontos que terão validade por 1 ano.
Os mesmos critérios e as mesmas configurações valem para tanto para os Cursos como para as Trilhas, pois, você pode configurar para os dois casos, desafios, criar missões e jornadas, todos com as mesmas configurações. A diferença e que a trilha não tem avaliação de reação.
Outro ponto importante a ser destacado é que, caso as regras sejam alteradas, não irá afetar os que já realizaram o desafio, ou seja, se mudar a pontuação, por exemplo, a partir da data da mudança, quem já fez, se mantém, e quem ainda não fez, começara a receber as pontuações conforme vigência.
Você pode criar quantos desafios quiser, basta repetir os procedimentos sempre que necessário.
Com os desafios criados, você pode seguir com a configuração dos demais aspectos da sua gamificação.
Pelo menu Administração, em Gamificação. Você pode configurar a sua estratégia de gamificação com os seguintes elementos: Badges, Missões, Jornadas, Ranking e Loja.
BADGES
Acesse o menu Administração > Gamificação e Badges.
Você pode buscar badges já criados ou criar um novo, clicando em ADICIONAR BADGE.
Na tela para criar um novo badge, você coloca o nome do badge e associa a imagem que representará o emblema. Esta imagem será mostrada aos alunos que conquistarem desafios ou missões e que por sua vez, eles possuem este Badge associado
Para concluir, caso deseje, você pode inserir uma descrição que também será mostrada ao aluno e, clicar em Salvar.
MISSOES
Para configurar as Missões, que são o conjunto de desafios que o aluno deve cumprir, você pode acessar o menu Administração, clicar em Gamificação e, em seguida, em Missões.
Para configurar uma missão, você deve realizar procedimentos iguais aos de um desafio, mas com algumas opções mais amplas.
Ao cadastrar uma missão, além dos dados básicos como Nome, Descrição, Situação e imagem,, atualmente você pode definir a quantidade de Aprovações e ainda especificar no mínimo com quanto % o aluno deve ter concluído os cursos e/ou navegado por eles.
Você pode deixar aberto para ser qualquer curso da plataforma ou restringir um número de cursos. Caso você defina um número para a quantidade de aprovações, ele será valido para todos os cursos realizados e não terá relação com a lista de desafios.
Você pode definir ainda um número máximo de dias para a conclusão dos cursos e selecionar a quantidade de avaliações de reação respondidas.
Também é possível utilizar os desafios existentes como pré-requisitos para concluir as missões. E, da mesma forma como como nos desafios, o aluno também poderá ser premiado com badges e pontos ao cumprir as missões propostas.
Todos os critérios podem ser usados isolada ou conjuntamente e, quando combinados, o aluno deverá atender a todos eles para completar a missão.
Para concluir a configuração das Missões, basta informar o período e se a conquista estará associada a Badges ou Pontos. Ao final, basta clicar em Salvar.
JORNADAS
As Jornadas, que representam um conjunto de missões, podem ser acessadas pelo menu Administração > Gamificação > Jornadas.
Assim como nos demais casos, você pode utilizar o campo de busca para selecionar uma jornada existente ou criar uma nova jornada clicando em ADICIONAR JORNADA.
Para criar uma nova jornada, você pode realizar os mesmos procedimentos das Missões, mas em vez de selecionar Desafios, deverá selecionar as Missões que farão parte desta Jornada.
Em seguida, informe o período, Badges ou Pontos associados e clique em Salvar para sair.
RANKING
Para acessar o Ranking, clique no menu Administração > Gamificação > Ranking.
Por padrão, você pode utilizar o campo de busca para selecionar um ranking já criado ou criar um novo Ranking clicando em ADICIONAR RANKING.
O ranking é uma estratégia bastante interessantes, pois impulsiona a motivação, incentivando a competitividade de forma saudável entre os alunos. Nesta opção, você pode criar três tipos de ranking: Global, Segmentado por unidade e Unidades.
A base de comparação que o sistema utiliza para compor o ranking, são os pontos obtidos pelos alunos. Estes pontos são provenientes dos desafios ou das missões conquistadas.
- Global: No ranking global, todas as pessoas que participarem dele irão visualizá-lo, portanto cada “linha” do ranking, será um usuário. Ex: 1º Lugar Marlos, 2º lugar Graciela, etc.
Para cadastrar um ranking do tipo global, basta acessar a área de Administração > Gamificação > Ranking, clicar no botão Adicionar Ranking e preencher os dados básicos como nome, descrição, situação e o tipo “Pessoas – Global”.
Somente com estes dados, já é possível criar um ranking geral com todos os usuários do sistema, mas, caso deseje restringir a visualização do ranking, você ainda pode utilizar de forma opcional o Público-alvo e/ou Unidade.
Ao selecionar um público-alvo, significa que o aluno verá o ranking somente se pertencer ao público-alvo selecionado. O mesmo ocorre se for selecionada alguma unidade. Ao selecionar esta opção, significa que o aluno verá o ranking se estiver na unidade selecionada.
Se for selecionado o campo unidade e também público-alvo, o aluno somente poderá ver o ranking se atender aos dois critérios, ou seja, o acesso se torna mais restrito, já que precisará pertencer a unidade e ao público-alvo selecionados.
- Segmentado por unidade: Ao cadastrar um ranking de “Pessoas – Segmentado por unidade“, você deverá preencher os dados básicos como nome, descrição, situação, tipo “Pessoas – Segmentado por unidade” e Unidades.
A diferença deste ranking com o global é que este apresenta uma lista de alunos, para cada unidade selecionada. Já o ranking de pessoas – global, é uma única lista que contempla todas as pessoas de forma global.
Existem unidades que podem apenas visualizar e não fazer parte do Ranking. Neste caso, você tem a opção de restringir a visualização do ranking, da mesma forma que no tipo Global, para usuários pertencentes às unidades selecionadas na caixa de seleção abaixo.
- Unidades: Por fim, temos o ranking por Unidades. Para cadastrar este tipo de ranking você deve preencher o nome, descrição, situação e tipo “Unidades”. Em seguida, você deverá selecionar as unidades que irão compor o ranking, ou seja, cada unidade selecionada irá representar uma linha no ranking e o campo pontos da unidade, será o somatório de todos os pontos dos usuários que pertencem àquela unidade.
Neste caso, você pode restringir o ranking apenas aos gestores do ambiente que pertencem às unidades selecionadas para visualização. Para isso, basta clicar na caixa de seleção correspondente a “Restrito aos gestores”. Se não restringir, ficará disponível para todos.
Para finalizar, basta clicar em Salvar e sair.
LOJA
A Loja é a última opção disponível no menu Administração > Gamificação.
Na loja, o aluno pode trocar os pontos conquistados com a conclusão dos desafios, missões e jornadas por algum produto. Este produto pode ser de diversas categorias, como livros, viagens, vouchers, dia de folga, etc.
Em Categorias, podem ser cadastradas as categorias a serem vinculadas com os Produtos.
Em Categorias, você pode reaproveitar uma categoria já criada ou criar uma nova, clicando em ADICIONAR CATEGORIA.
Em seguida, basta informar o nome da categoria, sua descrição e clicar em Salvar.
Em Produtos, você também pode aproveitar um produto já cadastrado ou criar um novo produto, clicando em ADICIONAR PRODUTO.
Ao criar um novo produto, informe o seu nome, descrição e inclua uma imagem representativa para chamar a atenção do aluno.
Em seguida, deve informar a Situação do produto, ou seja, se está Ativo ou Inativo, assim como o Tipo do produto (virtual ou físico) e a quantidade necessária de Pontos para a troca.
Se o produto for físico, o aluno deverá informar o endereço para entrega. Caso seja virtual, esta opção não estará visível. Os pontos do produto virtual são debitados na hora e o produto físico depende da aprovação do administrador, podendo ser cancelado ou estornado.
Além disso, deve selecionar a categoria à qual está vinculado o produto em questão e se tem alguma palavra-chave que possa auxiliar o aluno a encontrá-lo.
O campo Orientação para troca serve para que você possa incluir todas as informações necessárias para esse processo de troca de acordo com as políticas da sua empresa.
Antes de finalizar, é importante que você informe ao seu aluno a quantidade disponível do produto cadastrado. Para isso, basta clicar em ADICIONAR ESTOQUE.
Você deve informar a Quantidade, Valor Unitário, Disponibilidade e Período de disponibilidade.
Também está disponível o campo Observação, que pode ser utilizado para informações adicionais, quando necessário.
Para salvar as informações, basta clicar em ADICIONAR ESTOQUE.
Depois de configurados, os produtos estarão disponíveis para os alunos na Loja e podem ser acessados por meio do troféu localizado ao lado do seu nome, no canto superior direito da sua tela inicial.
Clicando no troféu, o aluno poderá visualizar o seu Extrato e Ranking.
Além disso, também pode clicar na Loja para trocar seus pontos pelos produtos cadastrados. O resgate é bem rápido e fácil. Para isso, basta clicar em Resgatar e acompanhar, seguir as orientações para entrega e acompanhar o status em Meus Resgates.