O perfil Administrador de Unidades permite gerenciar diversas áreas do Konviva de acordo com a(s) Unidade(s) associadas ao usuário que possui esse perfil.
Usuários
Dentro dessa área, o Administrador de Unidades pode:
Criar usuários;
Editar informações de usuários existentes;
Visualizar acessos;
Acessar o ambiente como o próprio usuário.
Catálogo
No Catálogo, o Administrador de Unidades tem permissão para criar e editar categorias. Ao selecionar recursos, somente os cursos pertencentes à sua Unidade estarão disponíveis.
Observação: As Trilhas ainda não dispõem dessa restrição por Unidade.
Cursos
Ao definir uma Unidade em um curso, os Administradores de Unidades associados poderão:
Editar o curso como um todo;
Gerenciar conteúdos (mesmo que pertençam a outras Unidades);
Administrar turmas e matrículas;
Criar novos cursos para suas Unidades.
Ao inserir um novo conteúdo, o sistema exibirá apenas os conteúdos disponíveis no repositório da sua Unidade.
Turmas
Esse perfil tem visibilidade apenas das Turmas associadas a cursos disponíveis para a sua Unidade.
Repositório
Todos os itens do Repositório possuem restrição por Unidade. Assim, o Administrador de Unidades visualiza apenas os itens configurados para a sua Unidade. Caso insira um novo item, este ficará disponível exclusivamente para:
Usuários da mesma Unidade;
Administradores do sistema.
Lista de Interesse
Se um curso estiver configurado com Lista de Interesse e pertencer à Unidade do Administrador, ele poderá administrar essa lista diretamente.
Matrículas
O perfil Administrador de Unidade possui permissão para gerenciar matrículas dos usuários pertencentes à sua Unidade. As ações disponíveis incluem:
Realizar novas matrículas em turmas;
Cancelar ou excluir matrículas existentes;
Atualizar aproveitamentos;
Concluir cursos manualmente;
Copiar matrículas entre turmas.
Além disso, o Administrador de Unidade pode ter acesso à funcionalidade “Forçar Matrícula”, que permite matricular usuários mesmo em cursos já encerrados, garantindo flexibilidade no controle das inscrições.
Importante: Para que o Administrador de Unidade visualize e utilize o botão Forçar Matrícula, é necessário que a turma esteja configurada para a sua Unidade, na opção “Sobrescrever configurações de permissão de matrícula com permissão de forçar matrícula”, conforme demonstrado na imagem abaixo:
Se você desejar, é possível incluir uma role para que esse botão fique liberado para todos os administradores de unidade nos cursos que ele visualiza, para isso você deve solicitar através de um chamado para o suporte realizar a ativação.
Solicitações de Matrícula
Na área de Solicitações de Matrícula, o Administrador de Unidades visualiza as solicitações realizadas por alunos de suas Unidades — mesmo que as solicitações sejam feitas em cursos que não estão disponíveis para esse Administrador.
Avaliações
O Administrador de Unidades pode:
Cadastrar avaliações dos tipos Aprendizagem, Reação e Autoavaliação;
Editar avaliações já existentes associadas à sua Unidade.
Banco de Questões
As Unidades são configuradas nas categorias do Banco de Questões. Com isso, o Administrador de Unidades pode:
Visualizar e editar categorias vinculadas à sua Unidade;
Criar novas categorias conforme necessário.
Relatórios
A seguir, estão listados os Relatórios disponíveis para o perfil Administrador de Unidades:
Avaliação
Acompanhamento de Avaliações
Avaliação de Reação
Avaliação de Reação Detalhado
Exportação de Notas das Avaliações
Relatório Detalhado de Avaliações e Questões
Cursos
Acessos ao Conteúdo
Acompanhamento do Curso
Extração de Comentários de Item de Conteúdo
Extração de Notas de Item de Conteúdo
Geral de Cursos
Não Matriculados no Curso
Matrículas
Geral de Matrículas
Histórico de Matrículas por Unidade
Matrículas Ativas por Período
Vagas de Matrículas do Curso
Vagas de Matrículas da Turma
Usuários
Geral de Usuários
Importante: Caso um aluno pertencente à Unidade do Administrador esteja matriculado em um curso de outra Unidade, o relatório exibirá as informações desse aluno normalmente, mesmo que o curso não esteja disponível para o Administrador de Unidades.
Administração
Através do menu Administração, esse perfil também tem acesso às seguintes áreas:
Destaques – ao criar um destaque, é obrigatório configurar uma Unidade;
Central de Importações – disponível para operações de carga e atualização de dados.