Konviva | Alocação (Multi-Unidade)
Inicialmente, na Konviva, um usuário poderia ter o perfil de aluno atribuído a apenas uma única unidade. A funcionalidade "Alocação" permite que essa regra seja alterada, possibilitando ao usuário aluno ter esse perfil associado a mais de uma unidade (unidades das alocações).
A alocação é a composição de unidade + cargo + setor e outros dados que podem ser preenchidos no cadastro do perfil de aluno de cada usuário.
Quando pode ser interessante a utilização dessa funcionalidade?
Imagine o cenário de uma franquia de uma rede de varejo, na qual cada loja corresponde a uma unidade. O usuário trabalha como estoquista nas lojas A e B e, por isso, os cursos feitos por ele precisam entrar nos indicadores de ambas as lojas e, os gestores de cada uma destas unidades na Konviva, também precisam acompanhar a evolução deste aluno na plataforma.
O aluno continua a acessar com um único login, terá a visão de uma home única, porém ao logar na plataforma terá acesso aos conteúdos configurados para ambas unidades e/ou públicos-alvo das lojas A e B e/ou cargo de estoquista.
As matrículas realizadas por esse usuário serão exibidas nos relatórios e indicadores de ambas as lojas/unidades, e visualizadas pelos administradores e gestores das unidades nas quais este aluno tem alocação.
Ou seja, essa configuração possibilita atender cenários em que um mesmo colaborador está alocado em mais de uma unidade, e permite o acompanhamento disso pelos gestores/administradores.
ATENÇÃO!
Para habilitar esta funcionalidade você deve entrar em contato com a equipe do suporte Konviva através de um chamado.
SUPORTE: Acessar Configurações > Configurador Geral > Perfil
Com a função habilitada, agora estará disponível no cadastro dos usuários a opção "Perfil Aluno:" conforme a imagem:É necessário realizar a associação dentro do cadastro de usuário nos seguintes campos, sendo alguns obrigatórios e outros opcionais (indo de acordo coma estratégia e realidade do cliente):
- tipo da alocação (Primaria e/ou Secundária) - obrigatório preenchimento;
- unidade referente ao tipo de alocação - obrigatório preenchimento;
- setor - opcional;
- cargo - opcional;
- situação - obrigatório;
- data início da alocação - opcional;
- data fim na alocação - opcional;
- contratação - opcional; e
- carência - opcional.
Ao associar o aluno em múltiplas unidades, o usuário passa a contabilizar nos relatórios de todas as unidades em que está alocado, bem como passa a ter acesso a todos os conteúdos direcionados a estas unidades e/ou públicos-alvo vinculados às unidades, cargos e/ou setores de suas alocações. Para concluir, é importante lembrar que todo usuário com perfil Aluno precisa ter ao menos UMA alocação definida para a respectiva ativação deste perfil.
ATENÇÃO! Para clientes com serviço de integração de usuários, recomendamos análise prévia junto à sua TI, pois o uso de alocações pode impactar em mudanças na integração; dados de unidade, cargo, setor, data de admissão e outras informações que sua TI envia ao Konviva passarão a ser integradas como alocação, podendo afetar o mapeamento (DE/PARA) destes dados entre os dois sistemas.
Para os clientes que não têm integração, também recomendamos analisar previamente como será feita a gestão dos dados de cadastro, e o impacto do acesso do aluno aos conteúdos de múltiplas unidades e/ou público-alvo, conforme suas alocações.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Suporte Konviva.