Konviva | Gestão de Matrículas pelo Administrador
Para realizar a matrícula de usuários pelo administrador deve-se seguir o fluxo:
1. Acesse o menu Aprendizagem;2. Escolha por onde quer acessar a turma, se diretamente em Turmas > Administrar ou se via Cursos > Administrar.
1. Acesse o menu Aprendizagem;2. Escolha por onde quer acessar a turma, se diretamente em Turmas > Administrar ou se via Cursos > Administrar.
Se escolher via “Cursos”, clique em administrar e então aparecerá a listagem de todos os cursos existente na plataforma. Busque pelo curso o qual você quer matricular usuários, e clique no botão “Turmas”:
Quando clicar, todas as turmas existentes associadas ao curso aparecerão em uma lista, onde você deve escolher a turma a qual deseja realizar matrículas, e clicar no botão “Matricular”:
A partir daí, você estará na parte de Gestão de Matrículas do Administrador:
Se você optar no menu "Aprendizagem" pelo caminho de “Turmas”, clique em Turmas > Administrar, na próxima tela você terá acesso a todas as turmas existentes no ambiente, onde deve buscar pela turma a qual deseja realizar as matrículas, e após localizá-las, clique em “Matricular”:
A próxima tela será a mesma já mostrada anteriormente no fluxo de “Cursos”, onde será realizada a gestão de matrículas.
Matrícula
É importante lembrar que toda matrícula de aluno é efetuada em uma turma, ou seja, para que o aluno possa se matricular em um curso precisa haver pelo menos uma turma ativa.
Depois de ter acessado pelo ícone
Não matriculados:
- São listados todos os usuários com perfil “aluno” , com situação “ativo” e que não estão matriculados na turma.
- Para matricular apenas um usuário é preciso selecionar o usuário e clicar no botão “Matricular”. Para matricular em lote é preciso selecionar os usuários que deseja matricular e clicar no botão “Matricular”. O sistema pode enviar um e-mail automático de confirmação de matrícula, caso esteja configurado em menu Comunicação > Notificações de sistema.
- No botão "Lista de espera" o administrador pode selecionar usuários para a lista de espera de um curso, e assim que surjam novas vagas, esses usuários podem ser matriculados ou pelo administrador manualmente ou automaticamente, dependendo da configuração realizada na turma.
- O botão “Forçar matrícula” permite ao administrador matricular os alunos desconsiderando a sequência dos cursos na trilha ou data de inscrição da turma, é possível matricular em turmas retroativas, como no caso de um aluno que esteve presente no curso, mas não realizou sua matrícula via plataforma. Esta opção aparece somente para o administrador.
Matriculados/Concluídos:
- São listados todos os usuários com perfil “aluno”, com situação “ativo” ou “inativo” e que estão matriculados na turma ou já concluíram.
- O botão “Cancelar matrícula” permite ao administrador cancelar a matrícula dos alunos. Ao cancelar a matrícula, o usuário volta para a lista de “Não matriculados”. Essa matrícula ficará registrada na interface para o aluno, onde poderá visualizar no histórico que essa matrícula foi cancelada. O sistema pode enviar e-mail automático de cancelamento de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Excluir matrícula” permite ao administrador excluír a matrícula dos alunos. Ao excluir a matrícula, o usuário volta para a lista de “Não matriculados”. Quando se exclui uma matrícula, o curso não aparece mais para o usuário, mesmo que esteja já no seu histórico. Porém, continua aparecendo em relatórios para o administrador que essa matrícula foi excluída. O sistema pode enviar e-mail automático de exclusão de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Atualizar aproveitamento” permite atualizar o aproveitamento dos alunos no curso. Esta ação é recomendada quando o conteúdo do curso sofre alteração nos pesos dos objetos de aprendizagem no conteúdo.
- O botão “Concluir curso” permite finalizar o curso dos alunos. Quando esta ação é executada o aluno muda o status de “Matriculado” para “Concluído”. Lembrando que caso o aluno não tenha ainda alcançado o aproveitamento mínimo solicitado no curso, ele será reprovado. Quando a matrícula do aluno é concluída na turma, o aluno volta a aparecer na lista de “Não matriculados”. O sistema pode enviar e-mail automático de conclusão de curso, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Copiar Matrícula” permite copiar uma matrícula para um outro curso, não sendo copiado as informações de aproveitamento e aprovação do aluno.
- O botão “Transferir turma” permite ao administrador transferir os alunos de turma (do mesmo curso). O processo de transferência de uma turma para outra somente é válido para matrículas em andamento, em solicitação de matrícula e em lista de espera. Matrículas concluídas não podem ser transferidas de turma.
Solicitação de matrícula:
- São listados todos os usuários com perfil “aluno”, com situação “ativo” ou “inativo” que solicitou matrícula na turma. Essa aba é utilizada quando o administrador coloca na configuração existente em turma que as matrículas devem ser "com aprovação", e então a listagem dos alunos que fazem a solicitação da matrícula aparece nessa tela.
- O botão “Matricular” permite realizar a matrícula dos alunos na turma. O sistema pode enviar e-mail automático de autorização de solicitação de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Rejeitar” recusa a solicitação de matrícula dos alunos na turma. O sistema pode enviar e-mail automático de rejeição de solicitação de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Transferir” transfere os alunos de uma turma para outra dentro do mesmo curso. A turma para a qual a matrícula será transferida precisa estar configurada com a solicitação de aprovação de matrícula.
Em Lista de espera:
- São listados todos os usuários com perfil “aluno”, com situação “ativo” ou “inativo” que clicaram no botão “Lista de Espera” em cursos que estão no Catálogo e não possuem mais vagas disponíveis ou que foram enviados para a lista manualmente pelo administrador ou gestor. O sistema pode enviar e-mail automático de envio para a lista de espera, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Matricular” permite a matricula dos alunos na turma. O sistema pode enviar e-mail automático de confirmação de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão "Forçar matrícula" permite a matrícula do aluno mesmo que não haja mais vagas. Essa configuração aparecerá somente para o administrador, e faz com que os alunos saiam da aba "Lista de espera" e apareçam na aba de "Matriculados/Concluídos".
- O botão “Excluir da lista de espera” retira os alunos que forem selecionados da lista de espera. Os usuários excluídos da lista de espera voltam a aparecer na aba “Não matriculados”. O sistema pode enviar e-mail automático de “Retirado da Lista de Espera”, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
Lista de interesse:
- A listagem mostra os usuários com perfil “aluno”, com situação “ativo” e que manifestaram interesse no curso. Como a lista de interesse é do curso, a mesma aparecerá para todas as turmas do curso. O botão “Manifestar interesse” só é mostrado no curso que está no catálogo para o aluno se o curso estiver configurado para ter lista de interesse. É uma configuração utilizada quando um curso não possui turma aberta.
- O botão “Matricular” permite a matrículas dos alunos na turma que estão na lista de interesse. O sistema pode enviar e-mail automático de confirmação de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Forçar matrícula” permite ao administrador matricular os alunos desconsiderando a sequência dos cursos na trilha. Esta opção aparece somente para o administrador.
- O botão “Excluir da lista de interesse” permite retirar os alunos da lista de interesse. Os usuários excluídos da lista de interesse voltam a aparecer na aba “Não matriculados”.
É possível mostrar a quantidade de registros na página de cada abas da área de gestão de matrículas da turma como também selecionar o checkbox onde seleciona somente a listagem da página atual.
Por exemplo: na aba "Não matriculados", é possível exibir 100 registros na mesma página, selecionar todos e matricular. Desta forma os 100 usuários da listagem serão matriculados de uma só vez. Em todas as abas vocês encontrarão mais filtros, que podem ser selecionados em "Busca avançada".