Konviva | Equivalência Global
Você pode se perguntar, mas o sistema já não tem equivalência entre cursos? Sim!
Mas ela só aplica a lógica de equivalência no contexto de trilhas; atualiza o progresso do aluno no curso principal que compõe a trilha, exibindo-o como concluído por equivalência, sem gerar matrícula e sem registrá-lo no histórico do aluno.
Agora com a Equivalência Global gera as matrículas e conclusão de ambos os cursos, equivalente e principal, serão registrados no histórico do aluno, contabilizando essas matrículas nos relatórios e indicadores do sistema.
Já a "Antiga" Equivalência do sistema serve apenas para atualizar o andamento do aluno nas trilhas que tem cursos com equivalência.
Mas ela só aplica a lógica de equivalência no contexto de trilhas; atualiza o progresso do aluno no curso principal que compõe a trilha, exibindo-o como concluído por equivalência, sem gerar matrícula e sem registrá-lo no histórico do aluno.
Agora com a Equivalência Global gera as matrículas e conclusão de ambos os cursos, equivalente e principal, serão registrados no histórico do aluno, contabilizando essas matrículas nos relatórios e indicadores do sistema.
Já a "Antiga" Equivalência do sistema serve apenas para atualizar o andamento do aluno nas trilhas que tem cursos com equivalência.
Dicas e observações importantes
Você deve entrar em contato com a equipe do suporte (suporte@konviva.com.br) através de um chamado para realizar a habilitação da Equivalência Global.
Uma vez que habilitado, a configuração não poderá ser desligada e as matrículas que o aluno “ganhou” por equivalência nos cursos principais não poderão ser excluídas. Então, antes de solicitar a habilitação, reflita se as regras de matrícula são aderentes com seu projeto.
Após realizar a habilitação da Equivalência Global, agora você já pode realizar a configuração diretamente nos cursos.
Para isso você deve acessar o menu Aprendizagem > Cursos > Administrar, localizar o seu curso e clicar em editar.
Ao acessar a página de edição do curso você deve procurar por "Cadastro de equivalências e pré-requisitos" e clicar em "Cadastrar Equivalência"

Será exibido a seguinte tela:

Agora você deve selecionar o tipo de equivalência.
Se, para ser aprovado no curso principal é necessário fazer um único curso equivalente, chamamos de equivalência simples.
Quando é necessário cumprir mais de um curso equivalente, chamamos de equivalência composta.
Equivalência Simples
Para isso você deve acessar o menu Aprendizagem > Cursos > Administrar, localizar o seu curso e clicar em editar.
Ao acessar a página de edição do curso você deve procurar por "Cadastro de equivalências e pré-requisitos" e clicar em "Cadastrar Equivalência"
Será exibido a seguinte tela:
Agora você deve selecionar o tipo de equivalência.
Se, para ser aprovado no curso principal é necessário fazer um único curso equivalente, chamamos de equivalência simples.
Quando é necessário cumprir mais de um curso equivalente, chamamos de equivalência composta.
Equivalência Simples
Equivalência Composta
Após você selecionar qual será o seu tipo de equivalência, será exibido a tela para selecionar os cursos.
Caso você selecione a equivalência simples, o sistema deixará selecionar apenas um curso.
Se selecionar equivalência composta, o sistema deixará selecionar mais de um curso.
Após selecionar os cursos, clique em confirmar para finalizar a configuração.
Agora para o Aluno, ao ser aprovado nos cursos equivalentes, o sistema irá realizar a criação de uma nova turma no curso principal somente para a equivalência global, onde o usuário é matriculado e aprovado automaticamente.
No histórico ficará registrado, tanto a aprovação nos cursos equivalentes (que ele efetivamente fez e foi aprovado), quanto no curso principal (que ele “ganhou a aprovação” por equivalência).
Se já houver cursos cadastrados com equivalência e for habilitada a nova flag, o sistema vai fazer uma varredura no histórico dos alunos e, aqueles que cumpriram as equivalências cadastradas, serão automaticamente matriculados e aprovados nos cursos principais, tendo seus históricos atualizados.
Mais detalhes:
E como acontecem essas matrículas automáticas no curso principal?
- O sistema irá criar automaticamente uma turma no curso principal. Ela será mostrada na listagem de turma na área de administração, porém não será editável, somente visualização.
Para visualizar estas turmas, você poderá acessar o menu Aprendizagem > Turmas > Administrar, clicar no botão de "Busca Avançada" e selecionar "sim" na opção "Ver equivalentes" conforme a imagem abaixo:
Assim você conseguirá visualizar as turmas que foram criadas para a equivalência, porem estas turmas não são editáveis: - Sempre que cumprir a(s) equivalência(s), o sistema irá matricular e concluir o aluno, com a mesmo aproveitamento do equivalente.
- As matrículas estarão linkadas (equivalente e principal), para fins de rastreio;
- Para fins de dashboard o curso que foi aprovado pela equivalência será contado em:
- Matrículas concluídas (aprovados);
- Top cursos matrículas concluídas;
- E qualquer outro relatório, dashboards e indicadores que utilizem matrículas concluídas.