Konviva | Modelos de Portal Externo
1. Login Clássico 2.0: o layout dessa tela é simplificado com a intenção de atrair a atenção do usuário para a ação principal que é efetuar o login. Possui várias possibilidades de personalização para que você possa reforçar a identidade visual desejada antes mesmo de o usuário acessar o ambiente. É possível até utilizar um vídeo de fundo. Porém, essa opção não possui a funcionalidade de autocadastro.
2. Portal de Cursos: o layout dessa tela é pensado para promover cursos, trilhas e itens da biblioteca diretamente na tela de login, antes mesmo de o usuário acessar o ambiente. É a alternativa escolhida por quem deseja utilizar a Konviva para comercializar ou oferecer conteúdo para público externo, por exemplo. Diferente do Login 2.0, possui a funcionalidade de autocadastro, além de outras configurações e opções de personalização que fazem dessa alternativa bastante flexível para se adaptar às suas necessidades:
3. Portal Externo 2: esse modelo permite configurar sua página inicial como um portal institucional, além disso, onde pode ser trabalhado diversos tipos de comunicação com o usuário desde o momento em que ele acessa o link do ambiente. Existe a possibilidade de incluir cursos de catálogos públicos, imagens, textos e outros elementos que, combinados, contribuem com a oferta de uma melhor experiência a seus usuários. Caso seja necessário o usuário se autocadastrar, esse modelo também possui essa funcionalidade.
A caixa de login é mostrada de maneira diferente, onde o usuário precisa clicar no botão "Login" (na parte mais superior do portal) para que ela apareça:
Tela para o autocadastro do usuário:
Todas as opções são configuradas em Configurações > Layout > Interface Portal Externo.
1. Personalização no Login Clássico 2.0
Configurar
Logotipo: logo que aparecerá na caixa de login. Utilizar as medidas de 240px por 86px, fundo transparente e em PNG.
Mídias de fundo: selecionar se será inserida imagem ou vídeo. Para imagem, utilizar as medidas de 1920 por 1080px, nos formatos JPG ou PNG (sem transparência). As laterais ou a parte inferior da imagem podem ser cortadas para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, por isso, NÃO recomendamos o uso de textos ou informações importantes em sua composição. Para vídeos, utilizar as medidas de 1920 por 1080px, preferencialmente no formato mp4 com no máximo 10mb.
Posição da caixa de login: pode ser alinhada à esquerda, ao centro ou à direita.
Idiomas: habilita no login a possibilidade do usuário alterar a língua padrão da plataforma.
Cores
Conforme imagem abaixo, possibilita personalizar as cores da caixa de login:
HTML – Script
Pode ser inserido um código para alguma personalização extra que o cliente deseje realizar.
2. Personalização no Portal de Cursos
Menu de cursos: habilita o menu "Cursos" na parte superior do portal externo, onde o usuário terá acesso aos cursos dos catálogos públicos:
Destaques cursos: possibilita ao administrador selecionar dois cursos para ficarem em destaque no portal externo:
Para configurar quais os cursos que aparecerão, vá até a aba “Recursos (Cursos/Trilhas)” e procure por “Recursos em Destaque”. No local é possível escolher a cor da frase que aparecerá acima dos cursos e a cor do fundo, além de selecionar os dois recursos que deverão aparecer:
A frase que aparece acima dos dois cursos em destaque pode ser alterada pelo administrador. Basta ir em menu Configurações > Layout > Configurar nomenclatura. Selecione o idioma, o que fará com que apareçam mais campos. No campo "Nome" coloque a frase que aparece por padrão no seu ambiente, e logo abaixo, aparecerão os campos onde a frase está configurada. Basta inserir a frase a qual deseja que apareça, e salvar.
Para configurar quais os cursos aparecerão, acesse a aba “Recursos (Cursos/Trilhas)”:
É possível alterar as cores e as frases "Encontre os melhores cursos para você" e "Cursos voltados para o seu desenvolvimento pessoal e profissional". Além disso, também é possível alterar a cor do fundo do local em que os cursos aparecem.
Recursos da biblioteca: assim como o recurso acima, permite que conteúdos da biblioteca sejam expostos no portal externo, desde que na biblioteca a configuração esteja habilitada para os recursos ficarem visíveis externamente.
Layout do login
Autocadastro
Autocadastro: habilita ou desabilita o autocadastro de usuários.
Campos adicionais: é o local onde o administrador escolhe quais os campos ficarão habilitados para preenchimento e se eles serão opcionais ou obrigatórios. As opções existentes são NOME, DATA DE NASCIMENTO, CIDADE, ESTADO, TELEFONE CELULAR, TELEFONE COMERCIAL e TELEFONE RESIDENCIAL. Lembrando que os campos LOGIN, E-MAIL e SENHA já vêm por padrão da plataforma serem obrigatórios, e por isso não aparecem para serem configurados. Não existe a possibilidade de acrescentar novos campos, a não ser por meio de desenvolvimento.
Cabeçalho
Possibilita personalizar a parte mais superior do portal externo:
A logo deve utilizar as medidas de 240px por 86px, fundo transparente e em PNG.
Login
Em login, pode-se personalizar as cores do que se refere a caixa de login, tendo a possibilidade de alterar as cores da caixa, do texto que fica no botão, do fundo do botão e dos textos dos links.
Banners
Há a possibilidade de configurar uma imagem logo abaixo do cabeçalho, onde as dimensões devem ser de 1920px por 467px no formato jpg ou png:
Rodapé
As configurações acima refletem na parte mais inferior do portal externo:
Pode ser inserido um código para alguma personalização extra que o cliente deseje realizar.
3. Personalização no Portal Externo 2
Em "Tipo de Portal" você deve selecionar a opção "Portal Externo" e em "Layout do Portal" selecionar "Portal Externo 2".
Menu de cursos: habilita o menu "Cursos" na parte superior do portal externo, onde o usuário terá acesso aos cursos dos catálogos públicos:
Recurso de curso: habilita campo de busca na área mais superior de destaque.
Recurso de biblioteca: há a possibilidade de configurar bibliotecas para serem mostradas no portal externo. Para que seja configurada, existe a necessidade de solicitar ao suporte.
Layout do login
Autocadastro
Autocadastro: habilita ou desabilita o autocadastro de usuários.
Campos adicionais: é o local onde o administrador escolhe quais os campos ficarão habilitados para preenchimento e se eles serão opcionais ou obrigatórios. As opções existentes são NOME, DATA DE NASCIMENTO, CIDADE, ESTADO, TELEFONE CELULAR, TELEFONE COMERCIAL e TELEFONE RESIDENCIAL. Lembrando que os campos LOGIN, E-MAIL e SENHA já vêm por padrão da plataforma serem obrigatórios, e por isso não aparecem para serem configurados. Não existe a possibilidade de acrescentar novos campos, a não ser por meio de desenvolvimento.
Layout da Página Inicial
Cor dos botões do portal externo: seleciona a cor dos botões do portal.
Cabeçalho: configura a logo, cor do header e cor dos links.
Área de destaque: você pode inserir um texto para apoiar a área de busca, e consegue fazer ajustes de formatação na barra marcada da imagem abaixo:
Visualização no portal externo:
Alinhamento da busca: pode-se alinhar o campo da busca, optando por deixá-lo mais para esquerda, direita ou centralizado.
Imagem de fundo do banner: selecionar uma imagem para aparecer de fundo nessa área. O ideal é que a imagem tenha dimensões de 1920px por 360px no formato jpg ou png.
Área de divulgação dos conteúdos: nessa aba você consegue inserir catálogos para que os cursos associados a eles apareçam no portal.
Em inserir um texto promovendo os conteúdos, você pode utilizar tabelas para que texto e imagens possa ser inseridos e fiquem alinhados, como é o caso abaixo:
Em divulgar categorias do catálogo será onde os catálogos/categorias devem ser associados. Você pode selecionar até 6 categorias do catálogo. Para a categoria ser exibida no portal, ela deve conter pelo menos um conteúdo e deve ser configurada como pública.
Área customizada: essa área pode ser utilizada para inserir o conteúdo diversos, de acordo com estratégia de cada administrador.
Área de chama para ação: você pode usar essa área para chamar o usuário para efetuar login ou então convencer ele a se cadastrar.
Visão do conteúdo no portal:
Rodapé: as configurações presentes nessa aba refletirão na parte mais inferior do portal.
HTML – Script
Pode ser inserido um código para alguma personalização extra que o cliente deseje realizar.