Konviva | Tipos de Questões de Aprendizagem
Objetivo
Facilitar o entendimento e uso dos tipos de questões disponíveis, organizando as informações de forma clara e prática para os administradores educacionais.
Descrição Geral
Etapas de criação de cada tipo de questão de aprendizagem
Para cadastrar uma questão, acesse o menu Repositório > Avaliações > Banco de Questões.
Na tela que será exibida, você poderá criar uma nova categoria (novo banco de questões) ou selecionar uma categoria existente.
Em seguida, marque a caixa de seleção "Adicionar" e escolha "Questão de aprendizagem". Essa ação abrirá a tela de cadastro da questão, permitindo que você preencha todas as informações necessárias.
Abaixo segue como cadastrar cada um dos tipos de questão:
1. Dissertativa
Habilita formulário para aluno inserir texto, ou seja é uma questão aberta, e por isso, requer correção de um usuário com perfil de responsável de turma - professor, que é notificado na interface da turma quando há correções pendentes.
Passo 1 - selecione o tipo "dissertativa".
Passo 2 - clique no botão "+" para expandir:
Preencha o enunciado da questão e o status (ativo ou inativo - apenas questões ativas poderão ser inseridas em avaliações), e salve.
Sua questão estará cadastrada, na categoria escolhida.
Visão do aluno
2. Entrega de trabalho
Permite a troca de anexos entre professor e aluno, para que o professor possa ler o arquivo, comentar e dar a nota final.
Para cadastrar esse formato de questão:
Passo 1 - selecione o tipo "entrega de trabalho".
Passo 2 - clique no botão "+" para expandir:
Preencha o enunciado da questão e o status (ativo ou inativo - apenas questões ativas poderão ser inseridas em avaliações), e salve.
Sua questão estará cadastrada na categoria selecionada.
Visão do aluno
3. Múltipla escolha
Pergunta que possibilita mais de uma alternativa estar correta e ser selecionada pelo aluno.
Para cadastrar:
Passo 1: selecione a opção "múltipla escolha".
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa infromação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar mensagens de retorno para o aluno - feedback geral, feedback ao acertar, ao acertar parcialmente e ao errar a questão para aparecer quando a avaliação for corrigida.
Numeração das alternativas: escolha qual o formato você quer que apareça as alternativas para os alunos (A,B,C / a,b,c / 1,2,3...).
Alternativas aleatórias: as alternativas podem ser aleatórias, isso quer dizer que para cada aluno que responder essa questão, a alternativa "A" poderá ser diferente, pois as alternativas se alternam.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Por exemplo, se você possui 3 alternativas, sendo apenas duas corretas, mas você considera todas as alternativas para o aproveitamento, cada alternativa valerá 3,33 (nota 10 dividida por 3 alternativas). Se o aluno não escolhe uma alternativa correta, ele perde 3,33 pontos, ou se seleciona uma alternativa incorreta, isso também acontecerá. Ou seja, no nosso exemplo existem duas alternativas corretas, se o aluno seleciona apenas uma correta e não seleciona a que está incorreta, a nota dele nessa pergunta será 6,66, pois ele acertou duas alternativas.
Já quando o administrador seleciona apenas as corretas para entrarem na contabilização da nota, essa nota 10 será dividida apenas entre as alternativas corretas, e se o aluno selecionar resposta(s) errada(s) a questão é zerada, por mais que tenha selecionado resposta correta juntamente.
Passo 3 - adicionar as alternativas. Clique no botão "+" para expandir:
A seguinte tela aparecerá:
Descrição: preencha com uma das alternativas que será exibida para o aluno.
Alternativa correta: se for uma resposta correta, essa configuração deve ser selecionada.
Fixar posição da alternativa: caso você tenha configurado para as alternativas serem aleatórias, em cada pergunta respondida por alunos diferentes, as alternativas estarão em posições diferentes (para uns será "A", para outros "B", e assim sucessivamente). Mas você tem a opção de fixar uma alternativa em específico para ser sempre a alternativa "D", por exemplo. Isso faz sentido quando uma das alternativas vem descrita como "Todas as alternativas acima estão corretas", o que não faria sentido esse tipo de alternativa ser a letra "A", mas sim a última a aparecer na lista.
Feedback: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Para adicionar mais alternativas, basta clicar no botão "adicionar", e os mesmos campos serão mostrados novamente.
Após finalizar o preenchimento de todas as alternativas, salve a questão, e ela aparecerá no banco de questões.
Visão do aluno
4. Nota atribuída
É uma questão que não precisa ser respondida pelo aluno, serve apenas para o professor inserir uma nota, que pode, por exemplo, ser referente a sua participação em atividades extras, interações no fórum e chats ou outro critério avaliativo que o professor deseja pontuar para cálculo da aprovação/reprovação do aluno.
Para adicionar esse formato de questão:
Passo 1 - selecione o tipo "nota atribuída".
Passo 2 - clique no botão "+" para expandir:
Preencha o enunciado da questão e o status (ativo ou inativo - apenas questões ativas poderão ser inseridas em avaliações), e salve.
Sua questão estará cadastrada.
Visão do aluno
5. Objetiva (Simples escolha)
Esse formato é provavelmente o que você deve estar mais acostumo a ver em avaliações, onde somente uma única opção de resposta é a certa. Ela possui correção automática na Konviva.
Para cadastrar:
Passo 1: selecione a opção "Objetiva (simples escolha)".
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponibilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa informação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Numeração das alternativas: escolha qual o formato você quer que apareça as alternativas para os alunos (A,B,C / a,b,c / 1,2,3...).
Alternativas aleatórias: as alternativas podem ser aleatórias, isso quer dizer que para cada aluno que responder essa questão, a alternativa "A" poderá ser diferente, pois as alternativas se alternam.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Passo 3 - adicionar as alternativas. Clique no botão "+" para expandir:
A seguinte tela aparecerá:
Descrição: preencha com uma das alternativas que será exibida para o aluno.
Alternativa correta: se for a resposta correta, essa configuração deve ser selecionada.
Fixar posição da alternativa: caso você tenha configurado para as alternativas serem aleatórias, em cada pergunta respondida por alunos diferentes, as alternativas estarão em posições diferentes (para uns será "A", para outros "B", e assim sucessivamente). Mas você tem a opção de fixar uma alternativa em específico para ser sempre a alternativa "D", por exemplo. Isso faz sentido quando uma das alternativas vem descrita como "Todas as alternativas acima estão corretas", o que não faria sentido esse tipo de alternativa ser a letra "A", mas sim a última a aparecer na lista.
Feedback: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Para adicionar mais alternativas, basta clicar no botão "adicionar", e os mesmos campos serão mostrados novamente.
Após finalizar o preenchimento de todas as alternativas, salve a questão, e ela aparecerá no banco de questões.
Visão do aluno
6. Objetiva com justificativa (simples escolha)
Este formato é semelhante ao anterior, 'objetiva (simples escolha)', mas agora permite que o aluno insira uma justificativa para sua resposta.
Para cadastrar:
Passo 1: selecione a opção "Objetiva com justificativa (simples escolha)".
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponibilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa informação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Alternativas aleatórias: as alternativas podem ser aleatórias, isso quer dizer que para cada aluno que responder essa questão, a alternativa "A" poderá ser diferente, pois as alternativas se alternam.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Passo 3 - adicionar as alternativas. Clique no botão "+" para expandir:
A seguinte tela aparecerá:
Alternativa correta: se for a resposta correta, essa configuração deve ser selecionada.
Fixar posição da alternativa: caso você tenha configurado para as alternativas serem aleatórias, em cada pergunta respondida por alunos diferentes, as alternativas estarão em posições diferentes (para uns será "A", para outros "B", e assim sucessivamente). Mas você tem a opção de fixar uma alternativa em específico para ser sempre a alternativa "D", por exemplo. Isso faz sentido quando uma das alternativas vem descrita como "Todas as alternativas acima estão corretas", o que não faria sentido esse tipo de alternativa ser a letra "A", mas sim a última a aparecer na lista.
Feedback: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Para adicionar mais alternativas, basta clicar no botão "adicionar", e os mesmos campos serão mostrados novamente.
Após finalizar o preenchimento de todas as alternativas, salve a questão, e ela aparecerá no banco de questões.
Visão do aluno
7. Texto simples/numérico
Permite cadastrar expressão ou número que precisar ser inserido pelo aluno como resposta. Apesar de ser dada a resposta por escrito pelo aluno, ela é objetiva, fazendo com que haja a possibilidade de sua correção ser automática.
Passo 1: selecione a opção "texto simples/numérico".
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponibilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa informação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Tipo de resposta: as respostas podem ser texto ou numeral. Caso seja texto e a diferenciação de maiúsculas e minúsculas seja importante no contexto da resposta, você pode selecionar a configuração "Diferenciar maiúsculas/minúsculas". Se a palavra estiver escrita com acento, ele será levado em consideração para a resposta estar correta.
O passo 3, dependerá do tipo de resposta que você tenha selecionado.
Se texto simples:
Resposta: nesse campo deve ser inserida a palavra que deve ser dada como resposta pelo aluno.
Feedback: pode se inserir mensagens de retorno ao aluno quando ele acertar ou errar a alternativa.
Se valor numérico:
Além dos campos de "Resposta" e "Feedback" que constam na de tipo texto simples, é possível cadastrar um valor de margem de erro.
Para ambos os tipos, caso haja a necessidade, é possível cadastrar mais alternativas, clicando no botão "Adicionar" que aparece na parte mais inferior.
Após isso, é só salvar a questão, que ela aparecerá no banco de questões escolhido.
Visão do aluno
8. Verdadeiro ou Falso:
Aluno responde Verdadeiro ou Falso para cada alternativa.
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponibilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa informação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Alternativas aleatórias: as alternativas podem ser aleatórias, isso quer dizer que para cada aluno que responder essa questão, a alternativa "A" poderá ser diferente, pois as alternativas mudam de posição.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Logo após, clique em "Adicionar".
A seguinte tela aparecerá:
Descrição: preencha com uma das alternativas que será exibida para o aluno selecionar se é verdadeira ou falsa.
Alternativa: selecionar se a alternativa é verdadeira ou falsa.
Fixar posição da alternativa: caso você tenha configurado para as alternativas serem aleatórias, em cada pergunta respondida por alunos diferentes, as alternativas estarão em posições diferentes (para uns será "A", para outros "B", e assim sucessivamente). Mas você tem a opção de fixar uma alternativa em específico para ser sempre a alternativa "D", por exemplo. Isso faz sentido quando uma das alternativas vem descrita como "Todas as alternativas acima estão corretas", o que não faria sentido esse tipo de alternativa ser a letra "A", mas sim a última a aparecer na lista.
Feedback: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Ainda, é possível cadastrar mais alternativas, clicando no botão "Adicionar" que aparece na parte mais inferior.
Após isso, é só salvar a questão, que ela aparecerá no banco de questões escolhido.
Visão do aluno
Boas Práticas
Clareza e Objetividade
Formule perguntas diretas e compreensíveis.
Evite ambiguidades e alternativas confusas.
Alinhamento ao Objetivo de Aprendizagem
Cada questão deve avaliar um conhecimento ou habilidade específica.
Misture níveis de dificuldade (fácil, médio, difícil) para avaliar de forma equilibrada.
Feedback Construtivo
Sempre que possível, forneça feedback detalhado, explicando acertos e erros.
Para questões dissertativas e trabalhos, indique pontos fortes e áreas de melhoria.
Organização e Acessibilidade
Agrupe questões por categoria e tipo, evitando misturas (aprendizagem, reação, comportamento).
Use linguagem inclusiva e assegure compatibilidade com tecnologias assistivas.
Manutenção Contínua
Revise e atualize questões regularmente.
Monitore o desempenho dos alunos para ajustar ou melhorar questões quando necessário.