Konviva | Tipos de Questões de Aprendizagem
Sumário
1. Associativa
2. Dissertativa
3. Entrega de trabalho
4. Completar lacuna
5. Múltipla escolha
6. Nota atribuída
7. Objetiva (simples escolha)
8. Texto simples/numérico
9. Verdadeiro ou falso
Para você que gosta de variar os tipos das perguntas nas avaliações de aprendizagem, a Konviva oferece 9 tipos de formatos!
Lembrando que para cadastrar uma questão, você deve ir em Menu Repositório > Avaliações > Banco de questões. Na tela que abrirá, você deve criar uma nova categoria (novo banco de questões) ou selecionar um já existente, clicar na caixa de seleção "Adicionar" e escolher "Questão de aprendizagem", onde essa seleção abrirá a seguinte tela:

Abaixo segue como cadastrar cada um dos tipos de questão:
1. Associativa
2. Dissertativa
3. Entrega de trabalho
4. Completar lacuna
5. Múltipla escolha
6. Nota atribuída
7. Objetiva (simples escolha)
8. Texto simples/numérico
9. Verdadeiro ou falso
Para você que gosta de variar os tipos das perguntas nas avaliações de aprendizagem, a Konviva oferece 9 tipos de formatos!
Lembrando que para cadastrar uma questão, você deve ir em Menu Repositório > Avaliações > Banco de questões. Na tela que abrirá, você deve criar uma nova categoria (novo banco de questões) ou selecionar um já existente, clicar na caixa de seleção "Adicionar" e escolher "Questão de aprendizagem", onde essa seleção abrirá a seguinte tela:
Abaixo segue como cadastrar cada um dos tipos de questão:
⚓1. Associativa
PS. As questões do tipo associativa foram descontinuadas para atender requisitos de acessibilidade
Permite cadastrar um conjunto de afirmativas para que o aluno faça a associação com as alternativas correspondentes. Sua correção é automática.
Passo 1: selecione a opção "associativa":
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa infromação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar mensagens de retorno para o aluno - feedback geral, feedback ao acertar, ao acertar parcialmente e ao errar a questão para aparecer quando a avaliação for corrigida.
Alternativas aleatórias: as alternativas podem ser aleatórias, isso quer dizer que para cada aluno que responder essa questão, a alternativa "A" poderá ser diferente, pois as alternativas mudam de posição.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Passo 3 - adicionar as alternativas. Clique no botão "+" para expandir:
Pergunta: deve ser preenchido conceito/pergunta para o aluno associar à resposta correta.
Alternativa: clicando em "alternativas" abrirá a possibilidade de cadastrar as alternativas para o aluno selecionar como correta, especificamente para esta pergunta que está sendo cadastrada.
Para cadastrar uma nova alternativa, clique no botão "Nova alternativa", e abrirá uma caixa para preencher a nova opção de seleção. Clique em "confirmar" para salvar.
Alternativa correta: as alternativas cadastradas acima aparecerão, e deve ser selecionada a alternativa correta para a pergunta:
Feedbacks nas alternativas: há ainda a possibildiade de cadastrar feedback ao acertar e ao errar a alternativa.
Para adicionar mais uma alternativa, basta clicar no botão "Adicionar", e todos os campos aparecerão novamente.
Após preencher todas as alternativas, salve a questão.
Visão do aluno
⚓2. Dissertativa
Habilita formulário para aluno inserir texto, ou seja é uma questão aberta, e por isso, requer correção de um usuário com perfil de responsável de turma - professor, que é notificado na interface da turma quando há correções pendentes. Na correção, ele pode pontuar a questão de 0 a 10 e enviar comentário para aluno visualizar. O sistema irá calcular a média ponderada com outras questões para calcular a nota final da avaliação (somará a nota de todas as questões e dividirá pelo número de questões da avaliação). Enquanto a questão dissertativa não for corrigida, o sistema não calculará a nota da prova, e com isso o status de aprovação do aluno no curso ficará como pendente.
Para cadastrar uma questão desse tipo:
Passo 1 - selecione o tipo "dissertativa".
Passo 2 - clique no botão "+" para expandir:
Preencha o enunciado da questão e o status (ativo ou inativo - apenas questões ativas poderão ser inseridas em avaliações), e salve.
Sua questão estará cadastrada, na categoria escolhida.
Visão do aluno
⚓3. Entrega de trabalho
Permite a troca de anexos entre professor e aluno, para que o professor possa ler o arquivo, comentar e dar a nota final. As correções pendentes ficam notificadas para professor na interface de entrada da sala de aula. Sistema não calcula a nota da prova enquanto a questão não for corrigida. Recomenda-se em caso de entregas de trabalho criar uma avaliação, somente com este tipo de questão.
Para cadastrar esse formato de questão:
Passo 1 - selecione o tipo "entrega de trabalho".
Passo 2 - clique no botão "+" para expandir:
Preencha o enunciado da questão e o status (ativo ou inativo - apenas questões ativas poderão ser inseridas em avaliações), e salve.
Sua questão estará cadastrada na categoria selecionada.
Visão do aluno
⚓4. Completar lacuna
PS. As questões do tipo completar lacuna foram descontinuadas para atender requisitos de acessibilidade.
É uma questão na qual o aluno precisa digitar o texto nas lacunas.
Passo 1: selecione a opção "completar lacuna".
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa infromação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar mensagens de retorno para o aluno - feedback geral, feedback ao acertar, ao acertar parcialmente e ao errar a questão para aparecer quando a avaliação for corrigida.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Passo 3 - adicionar as frases e lacunas. Clique no botão "+" para expandir:
Aparecerá a seguinte tela:
Você pode escrever um texto para serem completadas lacunas. A cada novo parágrafo, clique em "adicionar parágrafo".
Para inserção de um texto que deva aparecer para o aluno, clique em "adicionar texto". Abrirá um campo
Para inserir uma lacuna, basta clicar em "adicionar lacuna". Aparcerá o seguinte campo
Finalizando o seu texto e as lacunas, salve a sua questão.
Visão do aluno
⚓5. Múltipla escolha
Pergunta que possibilita mais de uma alternativa estar correta e ser selecionada pelo aluno. A correção desse tipo de questão é automática pela plataforma.
Para cadastrar:
Passo 1: selecione a opção "múltipla escolha".
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa infromação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar mensagens de retorno para o aluno - feedback geral, feedback ao acertar, ao acertar parcialmente e ao errar a questão para aparecer quando a avaliação for corrigida.
Numeração das alternativas: escolha qual o formato você quer que apareça as alternativas para os alunos (A,B,C / a,b,c / 1,2,3...).
Alternativas aleatórias: as alternativas podem ser aleatórias, isso quer dizer que para cada aluno que responder essa questão, a alternativa "A" poderá ser diferente, pois as alternativas se alternam.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Cálculo aproveitamento da questão: permite configurar se aluno pontua parcialmente (onde todas as alternativas certas e erradas serão consideradas) ou se precisa selecionar corretamente as alternativas para considerar a questão como certa (se assinalar uma alternativa incorreta a questão será zerada), caso ao aluno deixe de marcar uma alternativa correta ele irá pontuar parcialmente.
Por exemplo, se você possui 3 alternativas, sendo apenas duas corretas, mas você considera todas as alternativas para o aproveitamento, cada alternativa valerá 3,33 (nota 10 dividida por 3 alternativas). Se o aluno não escolhe uma alternativa correta, ele perde 3,33 pontos, ou se seleciona uma alternativa incorreta, isso também acontecerá. Ou seja, no nosso exemplo existem duas alternativas corretas, se o aluno seleciona apenas uma correta e não seleciona a que está incorreta, a nota dele nessa pergunta será 6,66, pois ele acertou duas alternativas.
Já quando o administrador seleciona apenas as corretas para entrarem na contabilização da nota, essa nota 10 será dividida apenas entre as alternativas corretas, e se o aluno selecionar resposta(s) errada(s) a questão é zerada, por mais que tenha selecionado resposta correta juntamente.
Passo 3 - adicionar as alternativas. Clique no botão "+" para expandir:
A seguinte tela aparecerá:
Descrição: preencha com uma das alternativas que será exibida para o aluno.
Alternativa correta: se for uma resposta correta, essa configração deve ser flegada.
Fixar posição da alternativa: caso você tenha configurado para as alternativas serem aleatórias, em cada pergunta respondida por alunos diferentes, as alternativas estarão em posições diferentes (para uns será "A", para outros "B", e assim sucessivamente). Mas você tem a opção de fixar uma alternativa em específico para ser sempre a alternativa "D", por exemplo. Isso faz sentido quando uma das alternativas vem descrita como "Todas as alternativas acima estão corretas", o que não faria sentido esse tipo de alternativa ser a letra "A", mas sim a última a aparecer na lista.
Feedback: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Para adicionar mais alternativas, basta clicar no botão "adicionar", e os mesmos campos serão mostrados novamente.
Após finalizar o preenchimento de todas as alternativas, salve a questão, e ela aparecerá no banco de questões.
Visão do aluno
⚓6. Nota atribuída
É uma questão que não precisa ser respondida pelo aluno, serve apenas para o professor inserir uma nota, que pode, por exemplo, ser referente a sua participação em atividades extras, interações no fórum e chats ou outro critério avaliativo que o professor deseja pontuar para cálculo da aprovação/reprovação do aluno.
Para adicionar esse formato de questão:
Passo 1 - selecione o tipo "nota atribuída".
Passo 2 - clique no botão "+" para expandir:
Preencha o enunciado da questão e o status (ativo ou inativo - apenas questões ativas poderão ser inseridas em avaliações), e salve.
Sua questão estará cadastrada.
Visão do aluno
⚓7. Objetiva (Simples escolha)
Esse formato é provavelmente o que você deve estar mais acostumo a ver em avaliações, onde somente uma única opção de resposta é a certa. Ela possui correção automática na Konviva.
Para cadastrar:
Passo 1: selecione a opção "objetiva".
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa infromação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Numeração das alternativas: escolha qual o formato você quer que apareça as alternativas para os alunos (A,B,C / a,b,c / 1,2,3...).
Alternativas aleatórias: as alternativas podem ser aleatórias, isso quer dizer que para cada aluno que responder essa questão, a alternativa "A" poderá ser diferente, pois as alternativas se alternam.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Passo 3 - adicionar as alternativas. Clique no botão "+" para expandir:
A seguinte tela aparecerá:
Descrição: preencha com uma das alternativas que será exibida para o aluno.
Alternativa correta: se for a resposta correta, essa configração deve ser flegada.
Fixar posição da alternativa: caso você tenha configurado para as alternativas serem aleatórias, em cada pergunta respondida por alunos diferentes, as alternativas estarão em posições diferentes (para uns será "A", para outros "B", e assim sucessivamente). Mas você tem a opção de fixar uma alternativa em específico para ser sempre a alternativa "D", por exemplo. Isso faz sentido quando uma das alternativas vem descrita como "Todas as alternativas acima estão corretas", o que não faria sentido esse tipo de alternativa ser a letra "A", mas sim a última a aparecer na lista.
Feedback: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Para adicionar mais alternativas, basta clicar no botão "adicionar", e os mesmos campos serão mostrados novamente.
Após finalizar o preenchimento de todas as alternativas, salve a questão, e ela aparecerá no banco de questões.
Visão do aluno
⚓8. Texto simples/numérico
Permite cadastrar expressão ou número que precisar ser inserido pelo aluno como resposta. Apesar de ser dada a resposta por escrito pelo aluno, ela é objetiva, fazendo com que haja a possibilidade de sua correção ser automática.
Passo 1: selecione a opção "texto simples/numérico".
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa infromação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Tipo de resposta: as respotas podem ser texto ou numeral. Caso seja texto e a diferenciação de maiúsculas e minúsculas seja importante no contexto da resposta, você pode flegar a configuração "Diferenciar maiúsculas/minúsculas". Se a palavra estiver escrita com acento, ele será levado em consideração para a resposta estar correta.
O passo 3, dependerá do tipo de resposta que você tenha selecionado.
Se texto simples:
Resposta: nesse campo deve ser inserida a palavra que deve ser dada como resposta pelo aluno.
Feedback: pode se inserir mensagens de retorno ao aluno quando ele acertar ou errar a alternativa.
Se valor numérico:
Além dos campos de "Resposta" e "Feedback" que constam na de tipo texto simples, é possível cadastrar um valor de margem de erro.
Para ambos os tipos, caso haja a necessidade, é possível cadastrar mais alternativas, clicando no botão "Adicionar" que aparece na parte mais inferior.
Após isso, é só salvar a questão, que ela aparecerá no banco de questões escolhido.
Visão do aluno
⚓9. Verdadeiro ou Falso:
Aluno responde V/F para cada alternativa.
Passo 1: selecione a opção "verdadeiro ou falso".
Isso fará com que os demais passos sejam liberados.
Passo 2 - preencher as informações da questão. Clique no botão "+" para expandir, e visualizar as informações a serem preenchidas:
Enunciado: local onde a questão deve ser adicionada. É possível acrescentar imagens, tabelas, hiperlinks.
Anexos: pode ser inserido um anexo para ser disponibilizado ao aluno na pergunta.
Status: a questão precisa estar com o status de "ativa" para que ela possa ser disponilizada em uma avaliação.
Nível de dificuldade: há a possibilidade de configurar o nível de dificuldade para cada questão: fácil, médio ou difícil. Essa infromação pode ser utilizada pelo o administrador para criar avaliações e ele escolher quantas questões e seus níveis de dificuldade irão compor essa avaliação.
Feedback da questão: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Alternativas aleatórias: as alternativas podem ser aleatórias, isso quer dizer que para cada aluno que responder essa questão, a alternativa "A" poderá ser diferente, pois as alternativas mudam de posição.
Dica: você ainda pode dar uma dica que auxilie o seu aluno a responder essa questão.
Passo 3 - adicionar as alternativas. Clique no botão "+" para expandir:
A seguinte tela aparecerá:
Descrição: preencha com uma das alternativas que será exibida para o aluno selecionar se é verdadeira ou falsa.
Alternativa: selecionar se a alternativa é verdeira ou falsa.
Fixar posição da alternativa: caso você tenha configurado para as alternativas serem aleatórias, em cada pergunta respondida por alunos diferentes, as alternativas estarão em posições diferentes (para uns será "A", para outros "B", e assim sucessivamente). Mas você tem a opção de fixar uma alternativa em específico para ser sempre a alternativa "D", por exemplo. Isso faz sentido quando uma das alternativas vem descrita como "Todas as alternativas acima estão corretas", o que não faria sentido esse tipo de alternativa ser a letra "A", mas sim a última a aparecer na lista.
Feedback: pode-se acrescentar um feedback ao acertar e ao errar a alternativa para aparecer ao aluno quando a avaliação for corrigida.
Ainda, é possível cadastrar mais alternativas, clicando no botão "Adicionar" que aparece na parte mais inferior.
Após isso, é só salvar a questão, que ela aparecerá no banco de questões escolhido.
Visão do aluno