Konviva | Biblioteca
A ferramenta Biblioteca centraliza arquivos (documentos, vídeos e links) que o administrador considere importantes para os participantes terem como material de apoio.
O administrador pode criar quantas bibliotecas forem necessárias, podendo as segmentar por público-alvo, e inclusive permitir que outros perfis possam postar conteúdos, contribuindo com o compartilhamento da aprendizagem coletiva.
Para acessar essa ferramenta, vá ao menu Aprendizagem > Biblioteca. Será acessada a seguinte tela:
A partir dela, o administrador poderá criar uma biblioteca ou editar e acrescentar recursos em uma biblioteca já existente.
Cadastrando uma nova biblioteca
Para adicionar uma nova biblioteca, clique no botão "nova biblioteca". Após esse comando, a seguinte tela abrirá:
publicação
Nome: insira o nome que deverá aparecer para o aluno.
Visibilidade dos recursos: você pode configurar os recursos para aparecerem para o usuário no portal externo, desde que esteja utilizando um modelo de portal que seja compatível com essa configuração, como por exemplo, o portal de cursos. Caso você esteja utilizando o portal 2.0, mesmo se habilitado que os recursos estarão visíveis no portal externo, não será possível fazer essa habilitação.
Permissões de acesso: você pode restringir a visualização dessa biblioteca a um determinado grupo de usuários. Essa restrição pode ser feita selecionando a unidade ou o público-alvo que terá a permissão de visualização. Se você selecionar unidade e público-alvo, não se esqueça de que o aluno precisará fazer parte tanto da unidade quanto do público-alvo para visualizar essa biblioteca.
Permissões de públicação: é nessa etapa que o administrador decide quem terá a possibilidade de cadastrar recursos nessa biblioteca, e ele possui 3 possibilidades:
1) Participante não pode inserir publicação na biblioteca, ou seja, somente usuários com perfil de ADMINISTRADOR poderão acrescentar conteúdos.
2) Participante insere publicação na biblioteca livremente, todos os perfis poderão inserir conteúdos na biblioteca.
3) Publicações de participantes necessitam aprovação, todos os perfis poderão inserir conteúdos, porém antes o administrador precisará aprová-los, para então aparecerem para os usuários.
Segue abaixo imagem que demonstra como o aluno visualiza quando há a possibilidade dele também acrescentar conteúdos:
Clicando no botão "novo arquivo", o aluno deverá escolher em qual biblioteca postará sua publicação.
Se a configuração escolhida pelo administrador da plataforma for que o usuário pode postar, mas com aprovação prévia, os recursos pendentes de aprovação aparecerão no botão abaixo marcado (visão do administrador):
Os arquivos/publicações sugeridas ficarão visíveis para os outros participantes (mediante aprovação dos administradores). O aluno também poderá excluir material, porém somente aquele que foi postado por ele.
Logo: você pode adicionar uma imagem para ser a capa da sua biblioteca, conforme imagem a seguir, onde a biblioteca que aparece em cinza, não possui um capa:
Sugerimos que nessa imagem da capa esteja escrito o nome da biblioteca para facilitar ao aluno a localização.
Após selecionar as configurações que sejam importantes para a sua estratégia, basta clicar em "salvar", e sua nova biblitoeca está criada.
Passando o mouse por cima da biblioteca, você visualizará dois botões de ação:
O lápis permite que as informações cadastradas dessa biblioteca sejam atualizadas e a lixeira permite a exclusão. Lembrando que a exclusão só será possível se não houver recurso associado a essa biblioteca.
Adicionando recursos a uma biblioteca
Para adicionar um recurso, clique na biblioteca a qual deseja inserir esse novo conteúdo. Aparecerá a seguinte a tela:
Clique no botão "novo arquivo", e então você visualizará as seguintes configurações:
Em "publicar em" logo na primeira parte do cadastro, mostra a biblioteca que esse recurso está sendo cadastrado. Caso você tenha selecionado a biblioteca erradamente, você pode clicar no ícone do lápis e selecionar a correta.
Título: é um campo obrigatório, sendo o nome do arquivo e como aparecerá para os usuários.
Descrição: campo obrigatório, devendo ser acrescentada uma breve descrição sobre o arquivo.
Disponível: você pode cadastrar recursos e não deixar visível para os demais usuários. Desabilitando essa configuração, apenas administradores visualizarão esse conteúdo. Caso queira que todos os usuários com acesso a essa biblioteca visualizem, não se esqueça de deixar essa configuração habilitada.
Insira um arquivo de pronúncia: você pode inserir um arquivo MP3 para auxiliar seus usuários com palavras estrangeiras, por exemplo.
Palavras-chave: pode cadastrar tags que auxiliem o usuário na hora de buscar e localizar esse conteúdo.
Notificar participantes: quando habilitada, permite que uma mensagem seja enviada para o participante:
Deeplink: você pode gerar um link para auxiliar na divulgação desse conteúdo externamente à plataforma, por exemplo, enviar o link por e-mail, whatsapp. O aluno terá de logar na plataforma para ter acesso ao conteúdo.
Tipo de publicação: aqui é onde você seleciona qual o formato do arquivo que gostaria de cadastrar.
- Upload: arquivos de vídeo nos formatos AVI e MP4 que são convertidos pelo Vimeo (se tiver bloqueio na rede de acesso pelo usuário, esse formato terá impacto na visualização).
- Link: permite a inserção de links do Youtube e Vimeo (se tiver bloqueio na rede para essas plataformas, o usuários não conseguirá visualizar).
Exibir botão para dowload: permite que o aluno faça o download do recurso que você está cadastrando. IMPORTANTE: quando o tipo de publicação for ARQUIVO, o único que possui leitor na plataforma é o PDF. Para os demais arquvos (excel, word, PPT) o botão de permitir download precisa estar habilitado, caso contrário, o aluno não terá acesso ao arquivo.
Selecionar arquivo: você pode cadastrar um novo arquivo, ainda não existente no repositório, ou pode selecionar um arquivo do repositório. Quando cadastrando um novo arquivo, você pode ainda optar por cadastrar ele no repositório ou não.
Thumbnail: é possível fazer upload de uma imagem que será mostrada na Biblioteca. O tamanho da imagem deve ser 385px x 236px.
Após isso, salve seu novo arquivo, e ele aparecerá da seguinte forma para o aluno:
Clicando em "ver" para acessar o conteúdo. Abaixo, conseguimos demonstrar um exemplo de recurso do tipo link:
Mais abaixo nessa mesma tela, o aluno conseguira visualizar o título e a descrição inserida pelo administrador. Além disso, ele poderá dar a sua avaliação sobre o conteúdo e escrever um comentário. Para o módulo de Biblioteca, a avaliação e o comentário não são desabilitáveis.
Relatório de Acesso
É possível verificar os acessos aos conteúdos das bibliotecas. Na página principal de acesso, você encontrará o botão "Relatório de Acesso":Clicando no botão, abrirá a tela com alguns filtros para te ajudar a refinar essa busca:
Após selecionar os filtros, clique em "Gerar". Aparecerá logo abaixo informações das visualizações de uma maneira macro.
Para que você tenha informações mais detalhadas, clique no botão destacado na imagem:
As informações serão mostradas na interface, e você terá também a possibilidade de gerá-las em excel: