ERP - Suprimentos - Quais as configurações para aumentar o número de dígitos para as Notas Fiscais de Entrada
Dúvida
Quais as configurações para aumentar o número de dígitos para as Notas Fiscais de Entrada, no módulo de Suprimentos?
Solução
O sistema trata até 9 posições, conforme o leiaute do SPED e outros documentos fiscais.
Infelizmente, não é possível utilizar mais que 9 dígitos, pois os registros fiscais, como o SPED, SINTEGRA e os livros fiscais, não suportam uma quantidade superior a essa. Portanto, ao lançar a nota fiscal, o procedimento deve seguir o que é exigido nesses registros.
Ou seja, se a instrução é inserir os últimos dígitos, o cliente deve lançar apenas os últimos 9 dígitos, que é o que será refletido no Sintegra, SPED, entre outros. Vale destacar que o próprio leiaute da nota eletrônica também prevê até 9 dígitos.
Importante
Para garantir a conformidade, recomenda-se alinhar com a contabilidade como as notas serão escrituradas, uma vez que os validadores do SPED não aceitam quantidade superior a 9 dígitos.
No caso de notas de serviços, temos uma alternativa:
- Utilizamos o campo Número DFS (Número do Documento Fiscal de Serviço), que suporta até 15 dígitos, conforme ilustrado na imagem de referência. Assim, você pode continuar informando o número da nota fiscal de forma abreviada no campo principal e, no campo Número DFS, inserir o número completo, garantindo que toda a numeração seja registrada corretamente.
Observação
Essa informação será integrada ao sistema de Gestão de Tributos e considerada como o número do documento na geração de arquivos eletrônicos, como o SPED, especialmente quando a série utilizada para o lançamento da nota possuir o Dispositivo Autorizado = 8 — que corresponde à Nota Fiscal Eletrônica de Serviço, configurada na série F020SNF (Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Séries Notas Fiscais / Cadastro).
Para o HELP SPED CONTRIBUIÇÕES (REGISTRO A100), segue a regra:
- Número do Documento (NUM_DOC):
- Para notas fiscais de entrada, é gerado o campo E660NFC.NUMDFS se o dispositivo autorizado da série E020SNF.DISAUT for 08 e o campo E660NFC.NUMDFS for maior que zero; caso contrário, é gerado E660NFC.NUMNFI.
- Para notas fiscais de saída, é gerado E660IDE.NUMDFS se o dispositivo autorizado da série E020SNF.DISAUT for 08; caso contrário, é gerado E660NFV.NUMNFI.