ERP Senior X – Pedido de Compra – A condição de pagamento é obrigatória, pois o pedido possui valor financeiro
Incidente
No módulo Gestão de Compras do ERP Senior X, ao tentar fechar o pedido de compra, é apresentada a mensagem: A condição de pagamento é obrigatória, pois o pedido possui valor financeiro.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois no cadastro da transação o campo soma o valor do item no valor total do financeiro foi definido como sim, mas no cadastro da pessoa não foi informado uma condição de pagamento para ser herdada para o pedido e na guia pagamento não foi informado manualmente uma condição de pagamento para geração das parcelas.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada ao tentar fechar o pedido de compra, realize os passos a seguir:
1. Acesse o menu Cadastros / Pessoas / Definição por empresa e filial;
1.1. Informe a Pessoa;
1.2. Informe a Empresa;
1.3. informe a Filial;
1.4. Clique no botão Filtrar;
1.5. Clique no Fornecedor nas definições;
1.6. Acesse a guia Suprimentos;
1.7. Informe a Condição de pagamento, desta forma essa informação será herdada para os pedidos novos;
1.8. Clique no botão Salvar;
2. Acesse o menu Suprimentos / Gestão de Compras / Pedidos de compra;
2.1. Selecione o pedido de compra que apresentou a mensagem;
2.2. Clique no botão Editar;
2.3. Acesse a guia Pagamento;
2.4. Informe a Condição de pagamento, desta forma o sistema irão gerar as parcelas do pedido de acordo com a condição de pagamento informada;
2.5. Feche o pedido e a mensagem não será mais apresentada.
Observação
Se o pedido de compra não deveria ter valor financeiro, ajuste o cadastro da transação. Para isso, verifique o artigo e siga apenas os passos 1 e 2: ERP Senior X – Transações – Como configurar uma transação para não gerar financeiro.