ERP MEGA - Mega Utilities - Como gerenciar o MegaClient.xml e MegaConfig.xml pelo Mega Utilities
Neste artigo você encontrará instruções e orientações de como gerenciar os arquivos de configuração do servidor de aplicações Mega pelo utilitário Mega Utilities:
Tela de configuração do MegaClient.xml e MegaConfig.xml
Configurações Grupo Default - Servidor de Aplicação
Configurações Grupo Default - Servidor de Relatórios
Configurações MegaConfig.xml - Servidor de Aplicação
Configurações MegaConfig.xml - Servidor Crystal
Configurações MegaConfig.xml - Auto Start
Configurações MegaConfig.xml - WebService
Definição MegaClient.xml
O arquivo de configuração MegaClient.xml é o responsável por estabelecer a forma com o que os usuários do sistema irão se conectar no Mega. Neste arquivo é realizado a configuração de servidores de aplicação, servidores de relatórios, grupos de servidores e portas TCP ou HTTP.
Definição MegaConfig.xml
O arquivo de configuração MegaConfig.xml é o arquivo responsável pela configuração do servidor de aplicações, onde o MegaConnectionManager.exe faz a leitura direta desse xml e interpreta algumas funcionalidades como:
- Configuração do nome da instância Oracle que o Mega irá utilizar;
- Porta TCP que o sistema irá utilizar;
- Autenticação com o domínio do Windows;
- Caminho dos formatos de crystal;
- Servers que serão inicializados automaticamente junto com o início do MegaConnectionManager.exe;
- Qual é a porta que o MegaWebService irá consumir;
- O intervalo da agenda de verificação de integrações do módulo do Mega Integrador;
Observação: Existem outras configurações que são realizadas no MegaConfig.xml, porém estas listadas acima, são apenas as essenciais para o funcionamento do Mega.
Tela de configuração do MegaClient.xml e MegaConfig.xml
No Mega Utilities, para configurar esses dois xml's, clique no menu Funções Adicionais e selecione a opção Configurações do Mega Empresarial:
Será aberta uma tela onde é listada todas as tag's de configuração que estão presentes nos arquivos MegaClient.xml e MegaConfig.xml:
Configurações Grupo Default - Servidor de Aplicação
A configuração do MegaClient.xml é feita em grupos, por esse motivo existe no arquivo os grupos de servidores nomeados e o grupo Default.
O grupo Default é o responsável por todas as conexões que os usuários irão realizar, nela defini-se qual ou quais são os servidores de aplicação. No exemplo abaixo o servidor de aplicação é o 10.0.2.74 trabalhando na porta 8299.
Há casos, que no ambiente Mega, existem mais de um servidor de aplicação onde é realizado o balanceamento de usuários entre esses servidores, dividindo o número de usuários com todos os servidores que estão apontados na tela.
No exemplo abaixo existem dois servidores que fazem parte do balanceamento, isso é definido pela coluna Ativo, quando o servidor está marcado como ativo na frente da coluna fica marcado como TRUE, então o servidor 1 e 2 fazem parte do balanceamento.
Para adicionar um novo servidor, clique no sinal de adição, conforme imagem a seguir:
Será aberta uma tela onde deve-se preencher os dados do servidor de aplicações, conforme imagem:
- IP/Nome do servidor: neste campo é informado o IP do servidor de aplicações, que pode ser o IP ou o Hostname do servidor;
- Porta do Servidor: Neste campo deve ser indicado a porta que o servidor de aplicações a ser configurado está utilizando;
- Ativo: Sempre deve estar marcado para que o servidor esteja ativo, este flag estando marcado atualiza o xml como TRUE (Ativo) ou, quando está desmarcado, atualiza o xml como FALSE (Desativado);
Configurações Grupo Default - Servidor de Relatórios
O Servidor de relatórios também é definido na tela Configurações do Mega Empresarial no Mega Utilities:
Nesta tela, é configurado o servidor de relatórios e em qual porta ele irá trabalhar, qual é o caminho dos formatos e dos temporários, se utiliza o Crystal direto ou se usa o Crystal local:
- Usa Crystal Direto: Configuração para utilização do Crystal quando a estação não tem acesso ao compartilhamento do diretório de formatos do Server Crystal;
- Usa Crystal Local: Configuração para utilização do Crystal sem gerar os arquivos intermediários no diretório TEMP;
Configurações Grupo A
Para determinados usuários, é possível configurar grupos de computadores diferentes do grupo Default, com isso, pode-se criar ambientes específicos para cada usuário ou tipo de conexão. Por exemplo, em um ambiente balanceado entre dois servidores de aplicação, é possível criar um apontamento que obrigue que uma determinada estação se conecte somente em um servidor de aplicação. Essa é a finalidade do Grupo de Computadores no MegaClient.xml.
A configuração desse grupo em si, é a mesma que a feita no grupo Default, com o detalhe que temos que definir quais são os computadores que irão fazer parte desse grupo de computadores.
Selecione no treeview a esquerda a opção CONFIG_GRUPO_A, e realize os apontamentos do Servidor de Aplicações e Servidor de Crystal conforme visto anteriormente.
Configure quais são os computadores que irão fazer parte desse grupo de servidores, clique na opção Computador:
Nela clique no sinal de adição que está no lado direito da tela, informe o nome (hostname) da estação de trabalho que fará parte do grupo:
Pronto, o grupo de servidores de aplicações já está configurado junto com as estações que irão fazer parte desse grupo.
Importante: Existe a possibilidade de criar vários grupos, como por exemplo o Grupo CONFIG_GRUPO_A, CONFIG_GRUPO_B, CONFIG_GRUPO_C, etc. Nos grupos, pode ser configurado mais de um servidor de aplicação, ou seja, também existe a possibilidade de configurar o balanceamento nesse grupo de trabalho.
Configurações MegaConfig.xml - Servidor de Aplicação
No treeview à esquerda, é possível gerenciar o arquivo de configuração MegaClient.xml, no node MegaConfig, clique na opção Servidor de Aplicações e preencha os dados da tela:
- Connect String: É o nome da instância no banco de dados. Caso não saiba o que é uma Connect String, consulte o artigo Banco de dados - O que é uma Connect String;
- Porta do servidor: É a porta inicial que o MegaConnectionManager.exe irá trabalhar, é a mesma que foi configurado no MegaClient.xml e por padrão é utilizada a 8099;
- Autenticação no Mega Empresarial pelo Domínio de Rede: Apenas informe este campo se o Mega for realizar autenticação com o Domínio (Active Directory), caso contrário não informe nada nesse campo;
- Versão do BackOffice: O Mega Utilities pode trabalhar com as duas versões do Mega, a versão 3 e a versão 4, deve ser alterado para a versão que o sistema está;
- Logs do Eureka: Somente deve estar marcado se, por alguma razão, exista a necessidade de colher logs de um determinado processo no Mega;
Configurações MegaConfig.xml - Servidor Crystal
No treeview à esquerda, clique em Servidor Crystal e preencha os dados da tela:
- Caminho dos Formatos: É o caminho onde ficam todos os formatos do Mega;
- Pasta Temporária: É o caminho que será gerado os arquivos temporário do Mega;
Configurações MegaConfig.xml - Auto Start
No treeview à esquerda, clique na opção Auto Start, para configurar quais os servers do Mega que irão iniciar juntamente com o MegaConnectionManager.exe.
Nessa tela existem duas sessões, a primeira é a sessão Servidores de Aplicações, que define para quais os servidores que serão configurados o Auto Start. A segunda é a Server Mega Empresarial, nela são listados todos os servers que estão disponíveis para ser inseridos no início automático do MegaConnectionManager.exe:
Configurações MegaConfig.xml - WebService
No treeview à esquerda, clique na opção WebService para configurar a porta que o MegaWebService irá consumir, neste caso o MegaWebService é responsável pela comunicação do MegaERP com o Mega Portal.
Observação: Na janela de Configuração do Mega Empresarial, existe um botão no final da tela chamado Visualizar XML, ele mostra os arquivos de configuração MegaClient.xml e MegaConfig.xml em modo de edição, sendo possível também editar os xml em linguagem UML.