ERP MEGA - Agendas - Boas práticas para configuração das agendas
Dúvida
Quais são as boas práticas para configuração das agendas, no Mega?
Solução
Seguem algumas boas práticas para configuração das agendas:
- Movimentos para Integração: Para não afetar a performance do sistema, evite parametrizar períodos extensos, por exemplo, um período anual, utilize períodos mensais, conforme exemplo abaixo:
- Horários de execução dos agendamentos: considere o melhor momento para cada uma das tarefas, em especial para as atividades que podem ser executadas fora do período comercial, possibilitando uma maior dedicação de todos os recursos para as atividades críticas da operação do dia-dia. Considere a necessidade e a possibilidade de ajustar os intervalos de execução conforme a demanda do negócio da agenda. Exemplo: o intervalo online de agenda de contabilização gera um consumo de recursos e controles desnecessários.
Observação: Esta dica de boa prática se aplica a todas as agendas do Mega ERP: Agenda do módulo Contabilidade, agenda de integração do módulo Materiais, agenda de integração do módulo Tributos e agenda de integração de transferências de notas fiscais do módulo Faturamento.
- Documentos com erros (Agenda do módulo Contabilidade):
-
- Permite configurar o intervalo (em minutos) para que o documento com erro seja processado novamente, garantindo uma melhor performance para essa rotina, sem impactar na sua operação.
- A configuração inicial será de 30 minutos, mas é possível alterá-la conforme necessidade - sempre tendo em vista que o retorno ao processamento contínuo não é a melhor prática do ponto de vista da performance do sistema.
- Além disso, é possível visualizar todos os documentos com erros, facilitando a identificação e manutenção desses documentos, marcar um ou mais documentos para recontabilizar na próxima agenda, ignorando a configuração do intervalo. Desta forma, você tem autonomia para tratar exceções, sem precisar aguardar o tempo padrão de processamento de erros.