ERP MEGA - Inventário - Como configurar rotina de Inventário do Módulo Patrimônio
Dúvida
Como configurar o sistema para rotina de Inventário do Módulo Patrimônio?
Solução
O processo de inventário do módulo consiste em realizar comparações entre as informações contidas no cadastro de um item patrimonial e as informações reais obtidas durante o processo de inventário patrimonial realizado através de um coletor de dados.
Os dados obtidos através da importação dos dados coletados, ficarão salvos numa tabela de inventário podendo ser comparados a qualquer momento com a dos dados atuais cadastrados no sistema. A partir das divergências apuradas, pode-se consultar o resultado em tela e/ou emitir relatório de divergências.
Para utilização da rotina, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Global / Configurações / Parâmetros / Patrimônio;
2. Clique em Editar;
3. Na aba Inventário, escolha os campos que a serem verificados e considerados durante a apuração de divergências.
Observação: A opção "Fecha automaticamente a tela de apuração de divergências" informa se, ao apurar as divergências na tela de inventário, a tela deverá ser fechada mostrando as divergências encontradas ou se deverá permanecer aberta para permitir consultar o log de apuração.
Rotina de Integração do Módulo onde são realizadas as manutenções de todos os inventários cadastrados além de permitir cadastrar novos inventários. Para realizar o cadastro e manutenção do inventário, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Patrimônio / Opções / Movimentações / Inventário;
2. Clique em Inserir para cadastrar um novo Inventário;
3. Informe a descrição do inventário e a data base;
4. Clique em Ok;
5. Clique em Selecionar, será aberto a tela de Itens de Inventário onde são exibidos todos os itens que foram importados e pertencem ao inventário atual.
Observação: Para apurar as divergências, é necessário importar os itens de inventário através do botão "Importar" conforme tela acima.
Devem ser importados os dados a partir das informações geradas pelo coletor de dados em um arquivo TXT. Ao clicar no botão Importar, é necessário já ter criado um layout de importação (que se refere ao mesmo procedimento de importação feito em outros cadastros).
Durante a criação do layout de importação, é necessário adicionar o campo Status, pois é um campo obrigatório.
Para esse campo são aceitos 3 valores, que devem estar informados no arquivo txt a ser importado, conforme cada situação:
- 'A': quando o item sofreu alguma alteração;
- 'R': quando o item não sofreu nenhuma alteração;
- 'X': quando o item não foi encontrado.
Importante! Ao clicarmos no botão "Divergências", o sistema realizará automaticamente a comparação dos valores atuais presentes no sistema com os informados através da importação. Ao final da apuração, surgirá uma tela mostrando todos os itens que tiveram divergências encontradas.