ERP MEGA - ECD - Não foi realizada configuração de livro para o tipo de escrituração G - Diário Geral em DD/MM/AAAA
Incidente
No módulo Arquivos Magnéticos, ao tentar gerar a ECD, é apresentada a mensagem: Houve problemas durante a carga de dados! Erro: ORA-20003: Não foi realizada configuração de livro para o tipo de escrituração G - Diário Geral na organização responsável X em DD/MM/AAAA
Acesse o Mega SPED Contábil e realize a configuração do livro em questão em Configurações ECD / Parâmetros da Organização / Bloco I - Lançamentos Contábeis / Registro I012 / I030 Livros. Por favor revise a rotina de carga de dados!
Causa
Essa mensagem é apresentada, por algum desses motivos:
Não há configuração realizada para a organização responsável
e/ou
Leiaute configurado é diferente do ano calendário da entrega da ECD
e/ou
Não foi configurado o livro nos registros I012 e I030
e/ou
Foi definida incorretamente a data de emissão do arquivo.
Solução
Para que essa mensagem não seja mais apresentada, realize os passos a seguir:
1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Sped Contábil;
2. No Menu Mega ECD, clique em Parâmetros da Organização;
3. Em Organizações Ativas, selecione a Filial e Clique na aba Configuração;
4. Na aba Configuração, selecione a competência em questão e clique em Editar;
5. Verifique se a data Inicial é igual a data que estão colocando nos parâmetros de Importação. Por exemplo, se estiverem colocando a data de importação: 01/07/XXXX, essa data tem que estar cadastrada como Data Inicial:
6. Na aba Geral, valide se a versão do leiaute é condizente com a competência em questão. Por exemplo, para competência 2025, o leiaute deve ser o 9.00. Caso não esteja condizente, refazer parametrização;
7. No Menu Mega ECD, clique em 'Bloco I - Lançamentos Contábeis';
8. Valide se o tipo de escrituração apresentado na mensagem está cadastrado. Caso não haja o cadastro, clique em Inserir. Caso esteja incorreto o cadastro, clique em Editar;
9. No campo Tipo de Livro, defina o tipo de acordo com o tipo apresentado na mensagem;
10. Preencha os demais campos, conforme obrigatoriedade e necessidade;
11. Clique em Confirmar;
12. Acesse o Mega;
13. No Menu, clique em Todos os Módulos / Magnéticos / Configurações / Serviços;
14. Selecione o serviço responsável pela execução da ECD e clique em Executar;
15. Clique em Inserir, para cadastrar um novo parâmetro;
16. Defina corretamente a Data de Emissão. Por exemplo, se o exercício é de 01/01/20XX até 31/12/20XX, defina a data 01/01/20XX;
Observação: Caso esteja validando um período que não seja de 12 meses, por exemplo 01/07/20XX, devem colocar a data de 01/07/20XX, porém essa data tem que estar cadastrada na Configuração da Organização, cadastrada no passo: 5.
17. Gere novamente o arquivo da ECD.